Mais uma chuva de fake news envolvendo a Cloroquina esta em voga...
A cloroquina é uma droga sintética feita a base de quinino (sim, o mesmo quinino da água tônica) que é um pó branco extraído da casca de uma árvore chamada quina. Uma árvore bem comum no Brasil.
O que não quer dizer que as pessoas devam saír correndo atrás de compostos com a Quina no Mato.
Primeiro, porque as pesquisas sobre a Quina continuam para que no futuro a composição química adequada para cada doença derivada da planta chegue ao mercado.
Segundo, porque existem várias plantas conhecidas como quina” e nem todas tem capacidade terapêutica.
Existem várias espécies medicinais com o mesmo nome, tudo conhecido de forma popular como quina. Nós compramos algumas comercialmente vendidas e verificamos que existem diferenças químicas entre elas. Isso reforça a validade da nossa pesquisa, de um profissional verificar o que deve ser usado.
Não é novidade que o presidente Jair Bolsonaro, juntamente com o Donald Trump (contrariando todos os princípios morais) começaram a espalhar por aí que esse medicamento (cloroquina) seria eficaz contra o tratamento de covid-19 por ter sido usada em alguns pacientes e surtido efeito, porém os pontos IMPORTANTES que não estão sendo são devidamente esclarecidos são:
• o fato de pacientes não terem morrido de Covid-19 não dá certeza da eficácia do mesmo pois não sabíamos o que teria acontecido se eles não tivessem tomado - no sentido de controle clínico;
• não tem como saber se diminui os efeitos da inflamação pois não sabemos como a mesma teria se conduzido sem o remédio...
"Ah mas como que faz pra saber se o medicamento funciona então?"
Pra isso é preciso de um ensaio clínico controlado randomizado, ou seja, um grupo-controle (grupo de pacientes que não recebe o tratamento) para que seja feito a comparação com um grupo que esteja sendo medicado, onde os pacientes estejam dispostos aleatoriamente entre si, ou seja, não há segregação. "Esse estudo foi feito?"
Não!
O máximo até agora foi um estudo clínico não randomizado feito na França, que usou a hidroxicloroquina com azitromicina (que é um antibiótico usado pra combater infeção bacteriana secundárias a infeção viral) em paciente DESENGANADOS... Os resultados tem sido positivos e outros estudos tão sendo realizados em outros locais, no Brasil por exemplo vários estudos estão sendo feitos ao mesmo tempo e ao menos UM os resultados NÃO FORAM BONS.
Pesquisa foi cancelada depois que 11 pacientes com o coronavírus que receberam uma dose elevada de cloroquina, morreram até o sexto dia de tratamento!
Por mais que os resultados sejam bons há vários pontos que não colaboram para deixar que faça o tratamento com os mesmos:
• evidência científica muito fraca;
• não saber se há segurança no uso do mesmo em todos os pacientes, pois os efeitos colaterais (arritmia grave) podem ser fatais;
• o fato dos grupos de riscos serem justamente pessoas que possuem um histórico de doenças avançadas.
Finalmente: beber água tônica NÃO ajuda em nada, por que primeiro que o quinino é uma BASE farmacológica, e na água tônica é usado o hidrocloreto de quinino (que dá o gosto amargo) em uma concentração MUITO baixa (5 mg/L) que não é eficiente contra nenhuma patologia.
Espero ter ajudado, não propaguem fale news.
Fiquem em casa!