https://www.viki.com/tv/39255c-three-body?qId=1e9282345748379b49cd46c40c4cf460
Irracional – A Ciência do Crime
Gostando MUITO!
Aquela seriezinha com todas as ferramentas da psicologia sendo nominadas e descritas de forma didática...
Divertida para nerds com apetite por psicologia!
https://globoplay.globo.com/irracional-a-ciencia-do-crime/t/6K9n9PVz1N/temporadas/1/
Hétero, Homossexual, Bissexual... e Freud um resumo.
Boa noite!
Essa é uma resposta meio pronta que eu tenho salvo no meu computador... visto que é uma questão MUITO repetida nos questionamentos que recebo...
Então vamos lá!
Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, tinha visões interessantes sobre a sexualidade humana. Ele acreditava que todos os seres humanos nascem com "impulsos libidinais sexuais não focados" e, portanto, considerava a bissexualidade como uma forma particular de variação no processo de desenvolvimento da função sexual.
Desta forma Freud acreditava que todos os seres humanos eram potencialmente bissexuais.
Isso não se referia apenas à anatomia, mas também à atração sexual. Ou seja, todos incorporam aspectos de ambos os sexos e são atraídos por ambos os sexos, tanto mental quanto psicologicamente.
Contrariamente à opinião comum da medicina da época, Freud não considerava a homossexualidade como uma doença ou forma de degeneração. Ele rejeitou a ideia de que a homossexualidade fosse algo a ser “curado”. Em 1935, quando uma mãe pediu a Freud para curar a homossexualidade de seu filho, ele respondeu: “Muitos indivíduos altamente respeitáveis da antiguidade e dos tempos modernos foram homossexuais, vários dos maiores homens entre eles” e “É uma grande injustiça perseguir a homossexualidade como um crime”. (postei a carta aqui: Freud e a "cura gay" (arandoamentefertil.blogspot.com)
PARADOXALMENTE: Freud frequentemente usava o termo “inversão” para descrever a homossexualidade, algo que ele considerava distinto das perversões necessariamente patológicas. Ele sugeriu que vários tipos distintos de homossexualidade poderiam existir, mas suas conclusões eram baseadas em uma amostra pequena e não necessariamente representativa de pacientes. Ele também derivou informações sobre a homossexualidade de outros psiquiatras e sexólogos, como Richard von Krafft-Ebing e Magnus Hirschfeld.
Dito isso: Freud via a bissexualidade como uma parte natural da experiência humana e não como uma doença ou um transtorno!
Os contextos de VIVENCIA e de SOCIEDADE (cultura/religião) em que se esta inserido dão ferramentas para a definição de objetos e significados!
SUGESTÃO:
Foque em PESSOAS!
Não foque no gênero.
Dedique-se em conhecer a PESSOA pela pessoa que ela é.
Isso de definir gênero, cor, altura, gosto por música ANTES de conhecer a "pessoa" é um limitante tolo...
Você pode se surpreender...
CONVERSAS ANÔNIMAS! Ambição, Perfecionismo e raiva...
Pergunta postada no Facebook:
--"Vivo em um Lar, onde tem brigas constantes e falta de dinheiro, estou estudando e pretendo trabalhar pra sair daqui."--"A Ambição Por Dinheiro, pode nascer de lares instáveis assim?"--"O perfeccionismo? Odiar pedir ajuda? Atualmente, eu não conto sempre quando estou mal e desabafo com ás Pessoas De Fora, também não me elogio com tanta frequência (Falaram Mal Da Minha Aparência, no Passado)".--"Tenho problemas com a raiva( Tenho Uma Mãe Estressada) Então quando tempo vou precisar de terapia? 7 ou 8 anos? Sim eu pretendo fazer Terapia?"
Gostaria de desenvolver uma resposta...
Vamos lá!
--"Vivo em um Lar, onde tem brigas constantes e falta de dinheiro, estou estudando e pretendo trabalhar pra sair daqui."
Desculpa a frustração... Mas a grande maioria dos lares brasileiro é exatamente assim. 77,6% dos lares/famílias brasileiras vive endividados e, fatalmente em conflitos e desarmonia por esses contextos econômicos. Estudos de 2022 revela que 83% dos endividados sofrem de insônia por causa das dívidas e 74% têm dificuldade de se concentrar... e de se relacionar de forma saudável em família.
--"A Ambição Por Dinheiro, pode nascer de lares instáveis assim?"
Se na Filosofia Sartre afirmava que o desejo surge da consciência da falta, da sensação de que algo está faltando em nosso ser. O desejo, então, torna-se uma busca para preencher essa falta através das escolhas e ações individuais, na Teoria Psicanalítica a "falta" também é um conceito sempre relacionado ao desejo. Lacan afirma que a falta é o que faz surgir o desejo. Já na psicologia da Aprendizagem Social de Bandura, sugerem que a ambição pode ser adquirida por meio da observação e modelagem de comportamentos ambiciosos de figuras significativas na vida de uma pessoa. Então... Sim.
--"O perfeccionismo? Odiar pedir ajuda? Atualmente, eu não conto sempre quando estou mal e desabafo com ás Pessoas De Fora, também não me elogio com tanta frequência (Falaram Mal Da Minha Aparência, no Passado)".
Então!
Na psicologia, existe mais de um tipo de perfeccionismo:
° Temos o "Perfeccionismo Adaptativo": que pode incluir a busca por altos padrões de desempenho, motivação para o sucesso e aprimoramento contínuo... Porém esses traços são saudáveis quando não causam estresse excessivo ou prejudicam o bem-estar emocional!
Nada demais ser focado e dedicado... desde que sua vida não gire apenas nisso. Senão entramos na segunda forma.
° Perfeccionismo Maladaptativo: Caracteriza-se por padrões inatingíveis, autoexigência extrema e crítica intensa de si mesmo. Pode levar a ansiedade, depressão, procrastinação e dificuldade em lidar com falhas.
A aversão em Pedir Ajuda pode ser influenciada por fatores como orgulho, medo de rejeição, preocupação com a imagem de competência e receio de ser percebido como fraco. E esses são sinais de Perfeccionismo Maladaptativo.
Pessoas que evitam pedir ajuda podem construir uma autoimagem IRREALISTA. Uma forte crença em sua capacidade de resolver problemas por conta própria (autoeficácia) infantil. Para essas pessoas pedir ajuda pode ser visto como uma ameaça à sua autoimagem de competência. O que é em si um sinal de que não acredita de fato em sí.
Claramente a aversão a pedir ajuda também pode estar ligada à relutância em se expor emocionalmente, revelar vulnerabilidades ou admitir fraquezas.
Experiências Passadas ruins, Traumas, experiências de rejeição ou mensagens culturais enviesadas sobre independência podem dificultar a capacidade de uma pessoa em buscar apoio.
Somos Animais Sociais... não devemos resolver tudo sozinhos.
Existe na narrativa uma demonstração de falta de desenvolvimento de Habilidades Sociais. Fazer terapia pode RESTAURAR a capacidade de desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.
--"Tenho problemas com a raiva( Tenho Uma Mãe Estressada) Então quando tempo vou precisar de terapia? 7 ou 8 anos? Sim eu pretendo fazer Terapia?"
Bom... a resposta honesta é: APENAS COMECE!
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beak...
-
A pandemia acelerou ainda mais esse processo, enquanto o Governo federal privilegia o setor agrícola para exportação de alimento, minério e ...