Downshifting!

Downshifting é um estilo de vida que envolve simplificar a vida, reduzir o estresse e focar em coisas mais importantes, como tempo com a família e hobbies. Em vez de buscar mais bens materiais, os downshifters priorizam a qualidade de vida e a satisfação pessoal.

Downshifting - do inglês - significa "reduzir a marcha" com o objetivo literal de desacelerar. Esse conceito migrou para o campo sociológico e suas premissas já aparecem nas críticas ao mundo do trabalho em Lafargue (1983), Russel (2001) e De Masi (2003).

Mas o que isso quer dizer? Muitas vezes, envolve mudar para um emprego menos estressante ou com menos horas, mesmo que isso signifique ganhar menos dinheiro.

Organizar seu consumo para comprar apenas o essencial, optar por produtos usados ou reciclados, e evitar compras impulsivas, ou focar na qualidade real e não no rótulo ou na etiqueta.

Outras escolhas recorrentes nessa "filosofia" esta em reduzir compromissos sociais desnecessários, passar mais tempo em atividades que proporcionam felicidade e bem-estar, como hobbies ou exercícios físicos. O que significa mudança de Estilo de Vida! Pode incluir mudar para uma casa menor, usar transporte público ou bicicleta em vez de um carro, e adotar práticas mais sustentáveis.

O objetivo é encontrar um equilíbrio melhor entre trabalho e vida pessoal, e muitas vezes resulta em uma vida mais sustentável e satisfatória. Você já considerou adotar algum desses princípios?

Lentamente eu, muito organicamente passei a viver assim.

Acho que isso começou em momentos diferentes da minha vida e foram se somando até se estruturarem de forma despretensiosa em minha vida.

Em um momento eu me percebi insatisfeito com o estresse do trabalho... e da sensação de que eu trabalhava para o banco e não para mim ou minha família!

Comecei a me interessar por comida "Slow Food" (movimento com objetivo de promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente) que fez me dedicar em fazer comida de qualidade com alimentos de feiras de rua e de produtores de próximo da minha cidade.

De outro lado eu passei a praticar meditação Zen pra tentar alinhar minha cabeça barulhenta e estressada dos plantões na UTI...

E por fim tive de lidar com a morte da minha mãe...

Essas coisas foram me trazendo uma percepção de que eu estava fora do meu próprio ritmo e precisava me afastar das "marés sociais". Enquanto todos queriam empreender e ganhar mais dinheiro eu passei a querer tempo livre, tranquilidade e simplicidade...

Troquei um trabalho que pagava mais e eu era acostumado e passei a trabalhar menos horas em um trabalho que me permite fazer a faculdade de psicologia que tanto desejava...

Vivo uma vida muito mais simples e muito mais prazerosa, atenta e feliz.


Nenhum comentário:

O Experimento do Rat Park

Os experimentos tradicionais sobre dependência em ratos geralmente envolviam isolar os animais em pequenas gaiolas e oferecer-lhes livre ace...