Assim este espaço esta ficando desatualizado.
Lamento não poder publicar nada que ajude aos demais em situação parecida.
Ficam as palavras:
Nenhum insulto insuportável
Não deveria haver nenhum insulto ou humilhação grande demais para você suportar. Se você alguma vez sentir que é justificável reagir vingativamente, a consequente troca de palavras cruéis e recriminações certamente iria inflamar e multiplicar a raiva nos dois lados. É assim que as pessoas começam a brigar e a matar uns aos outros. Assassinatos e guerras sempre começam com apenas um pensamento raivoso.
Como diz Shantideva:
Não há mal que se compare à raiva,
Não há austeridade que se compare à paciência.
Então, jamais dê vazão à raiva. Seja paciente; além disso, seja grato a alguém que te humilha, já que essa pessoa está te dando uma oportunidade preciosa para fortalecer sua compreensão e prática da bodhicitta.
O grande Jigme Lingpa disse:
Ser maltratado por inimigos
Catalisa sua meditação;
Críticas ofensivas que você não merece
Estimulam sua prática;
Aqueles que te prejudicam são professores
Desafiando seu apego e aversão;
Como você poderia sequer retribuir a gentileza deles?
Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 – Butão, 1991)
“The Heart of Compassion”, v. 15
2 comentários:
Sempre depois da tempestade, vem tempos bons e ficamos mais fortalecidos. A relação fica fortalecida, a família fica fortalecida. Comigo é assim. è só deixar passar o tumulto do lado que for. Tudo passa. E sempre vence o bem se assim quisermos, todos.
NADA DURA PARA SEMPRE. NEM O QUE É BOM, NEM O QUE É RUIM. É UM CICLO. TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA OU VOCÊ SERÁ SEMPRE UM SOFREDOR E FRACASSADO. INSULTOS SÃO DA BOCA PRÁ FORA.
Postar um comentário