Pular para o conteúdo principal

NAda dura para sempre!

Minha família e eu estamos passando por diversos problemas em vários campos diferentes ao mesmo tempo.

Assim este espaço esta ficando desatualizado.

Lamento não poder publicar nada que ajude aos demais em situação parecida.

Ficam as palavras:



Nenhum insulto insuportável


Não deveria haver nenhum insulto ou humilhação grande demais para você suportar. Se você alguma vez sentir que é justificável reagir vingativamente, a consequente troca de palavras cruéis e recriminações certamente iria inflamar e multiplicar a raiva nos dois lados. É assim que as pessoas começam a brigar e a matar uns aos outros. Assassinatos e guerras sempre começam com apenas um pensamento raivoso.


Como diz Shantideva:

Não há mal que se compare à raiva,
Não há austeridade que se compare à paciência.


Então, jamais dê vazão à raiva. Seja paciente; além disso, seja grato a alguém que te humilha, já que essa pessoa está te dando uma oportunidade preciosa para fortalecer sua compreensão e prática da bodhicitta.


O grande Jigme Lingpa disse:

Ser maltratado por inimigos
Catalisa sua meditação;
Críticas ofensivas que você não merece
Estimulam sua prática;
Aqueles que te prejudicam são professores
Desafiando seu apego e aversão;
Como você poderia sequer retribuir a gentileza deles?


Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 – Butão, 1991)
“The Heart of Compassion”, v. 15

Comentários

Anônimo disse…
Sempre depois da tempestade, vem tempos bons e ficamos mais fortalecidos. A relação fica fortalecida, a família fica fortalecida. Comigo é assim. è só deixar passar o tumulto do lado que for. Tudo passa. E sempre vence o bem se assim quisermos, todos.
acordada disse…
NADA DURA PARA SEMPRE. NEM O QUE É BOM, NEM O QUE É RUIM. É UM CICLO. TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA OU VOCÊ SERÁ SEMPRE UM SOFREDOR E FRACASSADO. INSULTOS SÃO DA BOCA PRÁ FORA.

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.