Esperança precisa ser TER FÉ NA AÇÃO!

 Freud percebeu (estudando a mente humana, ainda como psiquiatra) que: "O ser humano só se move e evolui quando exposto a insatisfação";

O Dramaturgo Antonin Artaud: "Depois de todas as PESTE [eu diria: das pandemias[ se manifestam "Renascimentos”;
E como escreveu Lacan desenvolvendo o trabalho de Freud: "O Desespero e a Angústia só nos servem quando usamos como "combustível" pra "nos" levarem para novos lugares...
Vem o pensamento:
"Esperança é um verbo que se desenvolveu etimologicamente da palavra errada!
De Esperar... Passivo.
E ela devia ser "pensada" como crer na mudança de forma ATIVA.
E tem um porquê! O "sufixo" "-ança", esquecido e menosprezado SIGNIFICA AÇÃO!!!
Mais relevante ainda: "-ança" EM LATIN significa "RESULTADO de ação"...
Isso tão relevante, mas tão claro que o sufixo "-ança" é usado para formar uma palavra indicando a ideia que exprime ação ou resultado de mesma; estado; qualidade.
Pensa nas palavras: criança, matança, segurança, semelhança, vingança...
- > CRIANÇA: «derivado do Latim: "creare"= criar + -ança = agir, fazer... Pode ser "traduzido" como "aquele que foi feito"!
- > MATANÇA: do Latim MACTARE, “imolar, sacrificar aos deuses”. Aparentemente o verbo significava, no início, o ato de elevar o objeto de sacrifício ao ar, em direção ao céu. O ato de matar...
- > SEGURANÇA: Também tem origem no latim, significaria o sentido de “ocupar-se de si mesmo” [se+cura] + -[ANÇA] ... portanto "AGIR para cuidar de si mesmo!" ou AGIR PARA CUIDAR-SE!
- > SEMELHANÇA: Intenção ou ato de se tornar igual... o que agrega ao termo original "Símile" que quer dizer ser parecido [mas sem querer];
E meu mais poderoso exemplo:
- > VINGANÇA: provavelmente de "VIM DICTA", que significava “mostrar autoridade”, porque "VIM" significava, “força”, mais a raiz de DICERE, que é “dizer”... Mas vingança é marcada por -ANCA…
Podia parar por aí…Mas a história da humanidade exigiu juntar a âncora da AÇÃO!
Quando se agrega o "-ANÇA" deixa de ser uma reivindicação (discurso = dicere) para ser uma AÇÃO de impor força … AÇÃO DE IMPOR AÇÃO!
Tudo isso é pra dizer que hoje eu estava pensando e pensando… pensando que “ESPERANÇA” NÃO PODE SIGNIFICAR “FICAR A ESPERA”... pois a palavra termina em “ação”!
Tem que significar FAZER POR ONDE.
Já pensaram nisso?
SOMENTE ASSIM A ESPERANÇA FAZ OUTRA PALAVRA FAZER ALGUM SENTIDO:
A palavra “DESESPERANÇA”.
DES: não ter;
SPERARE: “aguardar, ter fé”
-ANÇA: AÇÃO!
NÃO TER FÉ NA AÇÃO!
Esperança precisa ser TER FÉ NA AÇÃO!
Até para desesperança fazer sentido.
Fez sentido?

Nenhum comentário:

COLETÂNEA PARA APRESENTAR JUNG