Pular para o conteúdo principal

"Chef" Zen oferece "Curso profissionalizante Culinário Gratuito" para desempregados




O sacerdote zen e ex-assistente social Rev. Daiken Nelson está combinando suas paixões para oferecer Curso Culinário Gratuito aos desempregados do Harlem. 

Rev. Daiken Nelson, um sacerdote zen budista e ex-assistente social, começou a oferecer treinamento culinário gratuito no Harlem desde setembro do ano passado para pessoas que se encontram desempregadas.

Seu projeto, o "Mandala Kitchens Project" , está aberto a qualquer pessoa, mas é voltado, principalemente para aqueles que precisam de um apoio extra: os sem-teto ou ex-detentos, bem como os veteranos e pessoas em tratamento por abuso de drogas ou problemas de saúde mentais.



Rev. Daiken Nelson. Photo by Risa Akita/ HEAPS magazine.

Sensei Nelson ensina todos os diferentes elementos do trabalho no serviço de Cozinha: a partir de uma variedade de diferentes técnicas de culinárias, trabalhando com legumes, carnes, molhos e Cozimento para as habilidades necessárias para a conquista de uma vaga a manutenção de um emprego, como organizar-se no tempo e trabalhar em equipe, bem como estudar para o "Food Handler's Certification" (a certificação nacional que permite trabalhar em qualquer estabelecimento alimentar nos EUA).


"Queremos que eles possam entrar em um lugar e dizer: 'Oh, claro, eu sei o que você quer dizer quando você diz 'redução' ou 'Eu fiz um molho bechamel para macarrão e queijo'", diz Nelson.


Nelson foi empregado nos restaurantes durante toda sua vida, começando na High School e na faculdade, e trabalhou como um assistente social por muitos anos. Começou sua prática Zen vinte e sete anos atrás em seu estado natal, Iowa, e mais tarde praticou no Zen Center de Los Angeles, onde foi ordenado por Nyogen Yeo Roshi em 1996. Ele passou a estudar com Roshi Bernie Glassman, Sensei Jishu Holmes, Roshi Pat Enkyo O'Hara e Roshi Joan Halifax.

Rev. Daiken Nelson. Photo by Risa Akita/ HEAPS magazine.

Em 2013, Nelson recebeu sua Transmissão Shiho / Dharma de Sensei Paco Genkoji Lugoviña, depois do qual ele foi "empurrado para fora do ninho, e disse para ir adiante e fazer o bem, para manifestar a prática."

O trabalho que ele faz agora exige muitas das habilidades adquiridas e duas das suas paixões em uma inspiradora "prática".

Nelson é o Professor Orientador do Pamsula Zen Center em Harlem, e seu negócio, o "Mandala Kitchens", atende eventos locais para ajudar a financiar o curso culinário gratuito. 

O Projeto Mandala Kitchens também visa enriquecer a vida pessoal dos participantes. Separando o programa de outros cursos culinários em geral, Nelson tece um componente "mindfulness" em suas sessões.


"Começaríamos sessões com vários minutos de meditação. Tanto para a vida pessoal das pessoas como para trabalhar em um ambiente estressante, que muitas cozinhas possuem por causa de alguns dos "egos" que acabam lá ", diz ele.


O treinamento funciona às segundas e terças-feiras, e às quartas-feiras, o grupo cozinha com a comunidade de Satya Sai Baba de Manhattan para sua refeição semanal, usando a cozinha de uma igreja episcopal local para preparar a comida. Isso dá aos participantes a oportunidade de cozinhar para um grande grupo, e doar-se de volta para a comunidade.


Nelson recebeu cerca de 60 pedidos para seu programa de treinamento após um artigo do jornal "Metro" sobre seu projeto. A última sessão começou no final de janeiro, com cinco participantes dedicados.


Eventualmente, Nelson gostaria de abrir um "pay-what-you-will café", em Nova York, um lugar que ele imagina ter "performances, música e arte nas paredes".

Mandala Kitchens Project blends Zen, social work, and the culinary arts
  • Sobre o Rev. Daiken Nelson, foi cozinheiro, assistente social, trabalhando com sem-teto, portadores de doenças crônicas mentais e ex-usuários de drogas. Além de monge Zen, Daiken é um Mestre de Reiki, Instrutor de Yoga, Fotógrafo e Escritor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.