O corpo guarda as marcas: Cérebro, mente e corpo na cura do trauma.


O trauma é um dos grandes problemas de saúde pública atual, afetando não apenas sobreviventes de guerras e de desastres naturais, como  também vítimas de violência doméstica, crimes urbanos, agressões, maus-tratos, abuso sexual, abandono e negligência.

Um dos principais especialistas no assunto, o Bessel Dr. Van Der Kolk mostra como o trauma reformula o funcionamento do corpo e do cérebro, comprometendo a capacidade das vítimas de ter prazer, de criar laços saudáveis, confiar nos outros e se sentirem seguras.

Bessel Van der Kolk, é médico, psiquiatra, fundador e diretor médico do Trauma Center em Brookline, nos Estados Unidos. Também é Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston e diretor da Rede Nacional de Tratamento de Trauma Complexo. Com mais de 30 anos de experiência em pesquisas de ponta e prática clínica, além de frequentes intercâmbios aprofundados e cooperação com todos os fundadores dos principais tratamentos de trauma, ele é considerado uma das autoridades no campo do tratamento de traumas psicológicos.

“O corpo guarda as marcas: Cérebro, mente e corpo na cura do trauma” é uma obra onde o renomado psiquiatra e pesquisador na área de trauma aborda de forma profunda e esclarecedora a relação entre o corpo e o trauma, explorando como o trauma pode afetar não apenas a mente, mas também o corpo.

Essa dicotomia entre mente e corpo é parte do problema. O que afeta um marca o outro.

Van der Kolk mostra como o trauma reformula o funcionamento do corpo e do cérebro, comprometendo a capacidade das vítimas de ter prazer, de criar laços saudáveis, confiar nos outros e se sentirem seguras. Ele destaca que o trauma é um dos grandes problemas de saúde pública atual, afetando não apenas sobreviventes de guerras e desastres naturais, mas também vítimas de violência doméstica, crimes urbanos, agressões, maus-tratos, abuso sexual, abandono e negligência.

Em relação à solução para os traumas, o autor apresenta tratamentos que, para a recuperação de adultos e crianças, aposta na capacidade natural do cérebro de exercer a neuroplasticidade. Ele propõe três caminhos "concomitantes" para a cura do trauma:

1. De cima para baixo, através da conversa, (re)fazendo o contato com outras pessoas e nos permitindo conhecer e compreender o que está acontecendo conosco, ao mesmo tempo que as lembranças do trauma são processadas;

2. Medicação protetiva com o uso de medicamentos que impedem reações de alarme impróprias, ou utilização de outras tecnologias que alteram o modo como o cérebro organiza as informações;

3. De baixo para cima, permitindo que o corpo tenha experiências que respondam de maneira profunda e visceral à impotência, à raiva ou ao colapso resultantes do trauma.


O livro é pontuado por impressionantes casos de coragem e superação, expondo o tremendo poder de nossos relacionamentos tanto para ferir quanto para curar, e oferece uma nova esperança para recuperar vidas.

Alguém aí já leu?

Nenhum comentário:

O curador que não se cura...

  Quirão ou  Quíron  (  Χείρων,  transliterado de   Kheíron , "mão"  em grego )  nessa mitologia, é uma figura complexa e fascinan...