Quando uma pessoa chega com um diagnóstico pronto, tipo “Eu tenho isso”, “eu tenho aquilo…” isso acaba por levantar um aviso de que fatalmente esse “Isso” é uma forma de RESISTÊNCIA que serve para “limitar” a “auto exploração” livre de seus próprios sentimentos, pensamentos e experiências durante a sua auto análise.
Entende?
O “diagnóstico” em psicanálise é uma MÁSCARA auto reflexiva que possui uma FUNÇÃO de afastar a pessoa de qualquer mudança...
Pra ajudar a entender: a psicanálise considera a estrutura do inconsciente, que se manifesta como discurso e de maneira não absoluta.
Não é o que é entendido ou dito… É A QUÊ “SERVE”!
Mesmo que um paciente venha com um diagnóstico prévio, o trabalho psicanalítico envolverá a exploração contínua de suas experiências e do seu discurso e entender A QUE ESSE DIAGNÓSTICO SERVE na estrutura dessa pessoa!
Você diz: “Estou com início de Anorexi”!
Entendo que sua mente e organização te deram essa ideia para aliviar/desviar a TUA atenção do problema que REALMENTE seria RELEVANTE E IMPORTANTE, te poupando do sofrimento que sua mente acredita ser MUITO MAIS DOLOROSA.
O que se manifesta é uma máscara para afastar a cabeça do que realmente lhe atormenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário