‘Protocolos dos Sábios de Sião’: como uma antiga fake news volta à cena

 

‘Protocolos dos Sábios de Sião’: como uma antiga fake news volta à cena

Obra apócrifa criada pela polícia czarista no início do século 20 sobre uma sinistra conspiração judaica para dominar o mundo ainda conquista adeptos entre extremistas de várias latitudes


Capa de edição americana da obra publicada em 1934: repercussão nos mais variados cantos do mundo. Crédito: Humus sapiens/Wikipedia

Uma farsa antissemita com mais de um século apareceu novamente enquanto a Convenção Nacional do Partido Republicano dos Estados Unidos estava em andamento na semana passada.

Mary Ann Mendoza, membro do conselho consultivo da campanha de reeleição do presidente Trump, deveria falar em 25 de agosto. Mas ela foi repentinamente retirada da programação depois de retuitar um link para uma teoria da conspiração sobre elites judaicas planejando assumir o controle do mundo.

Em seu tuíte excluído, Mendoza exortou seus cerca de 40 mil seguidores a ler um longo tópico que alertava sobre um plano para escravizar os goyim, ou não judeus. Incluía denúncias febris sobre uma família judia historicamente rica, os Rothschilds, bem como o principal alvo do extremismo de direita hoje, o filantropo judeu liberal George Soros.

O tópico também fazia referência a uma das fraudes mais notórias da história moderna: Os Protocolos dos Sábios de Sião. Como estudioso da história judaica americana, sei quão durável esse documento tem sido como fonte da crença em conspirações judaicas. O fato de ainda estar circulando nos arredores da direita política hoje é uma prova da longevidade dessa fabricação.

Notícias falsas

Certamente, nenhuma falsificação total na história moderna jamais se provou mais durável. No início do século 20, os Protocolos foram elaborados pela polícia czarista conhecida como Okhrana, com base em um obscuro romance alemão de 1868, Biarritz, no qual misteriosos líderes judeus se encontram em um cemitério de Praga.

Essa cabala fictícia aspira ao poder sobre nações inteiras por meio da manipulação de moeda e busca o domínio ideológico por meio da divulgação de notícias falsas. No romance, o Diabo ouve com simpatia os relatos apresentados por representantes das tribos de Israel, descrevendo a devastação e a subversão que causaram e a destruição que ainda está por vir.

A Okhrana (“proteção” em russo) trabalhou para o que era então o regime antissemita mais poderoso da Europa e queria usar a farsa para desacreditar as forças revolucionárias hostis às políticas reacionárias e ao misticismo religioso do governo czarista.

O documento se tornou um fenômeno global apenas cerca de duas décadas após a fabricação da Okhrana. A ampla publicação e republicação coincidiu tanto com a pandemia de gripe de 1918-20 quanto com o rescaldo da Revolução Bolchevique em 1917 – ambas as quais despertaram temores de forças obscuras que ameaçavam o controle social.

Bodes expiatórios

Judeus como bodes expiatórios por doenças e distúrbios políticos não eram novidade. Muitos judeus medievais haviam sido massacrados após acusações de envenenamento de poços e disseminação de pragas.

Mas, há um século, a crise na saúde pública provavelmente importava menos do que a tomada do poder pelos comunistas na Rússia, que, se não fosse controlada, poderia subjugar a ordem política que a Grande Guerra havia desestabilizado. O fato de alguns dos líderes revolucionários serem judeus de nascimento parecia reforçar as previsões dos Protocolos.

O czar Nicolau II, o último dos Romanov, era conhecido por ter lido os Protocolos antes de ser executado pelos bolcheviques em 1918. No ano seguinte, Hitler fez seu primeiro discurso gravado, no qual descreveu uma conspiração internacional de judeus – de todos os judeus – para enfraquecer e envenenar a raça ariana e para extinguir a cultura alemã.

O próprio Hitler não tinha certeza da autenticidade dos Protocolos – uma questão de verificação que pode não ter importado tanto para os nazistas. O führer disse a um de seus primeiros associados que os Protocolos eram “imensamente instrutivos” em expor o que os judeus podiam realizar em termos de “intriga política” e em demonstrar sua habilidade em “engano [e] organização”.

Henry Ford (segundo à esquerda) em viagem à Alemanha, em 1930. O magnata da indústria automobilística professava ideias antissemitas e publicou os “Protocolos” nos EUA. Crédito: German Federal Archives/Wikimedia
Conspiração ‘americanizada’

Nos Estados Unidos, a farsa foi amplamente divulgada pelo empresário mais admirado de sua época: Henry Ford. Em 1920, a Ford havia “americanizado” o documento forjado como O Judeu Internacional: o principal problema do mundo. Foi publicado como trechos em seu jornal, o “Dearborn Independent”, por 91 semanas consecutivas. O Judeu Internacional foi traduzido para 16 idiomas.

Embora a liderança comunal judaica montasse um processo que forçou o magnata do setor automobilístico a emitir uma retratação em 1927, o ódio maligno por trás dos Protocolos continuou a se infiltrar na conversa pública.

Na década de 1930, o popular “padre da rádio” anti-New Deal Charles E. Coughlin publicou um trecho dos Protocolos em seu jornal “Social Justice”. Mas o padre Coughlin estava receoso de endossar sua exatidão e apenas declarou que poderia ser do “interesse” de seus leitores.


História como conspiração

Por que esse documento comprovadamente falso continua a ter impacto hoje?

Talvez a explicação mais simples seja a irracionalidade humana, que nem a educação nem o iluminismo jamais conseguiram derrotar.

A disposição de acreditar na fantasia de um domínio sub-reptício dos judeus na economia internacional e na mídia de massa também valida a visão do historiador da Universidade de Columbia Richard Hofstadter. Ele traçou no extremismo político de direita e esquerda uma tendência apocalíptica e uma crença em um confronto iminente entre o bem e o mal absolutos.


Hofstadter estava bem ciente de que as conspirações pontuam os anais do passado. Mas, especialmente para os americanos que anseiam pela segurança de um modo de vida estabelecido, a paranoia política é tentadora, como a crença – como escreveu Hofstadter – de que “a história é uma conspiração”, na qual forças invisíveis são os obscuros mecanismos motrizes do ser humano destino.

Como o antissemitismo sobreviveu por quase dois milênios, nenhuma forma de preconceito encontrou um lugar mais vívido na imaginação. E o fato de que nenhuma conspiração judaica internacional jamais foi localizada nunca esgotou o poder dos Protocolos de acessar as correntes subterrâneas de demonização.

Dos Rothschilds a Soros

O que sustenta a influência dos Protocolos entre excêntricos e extremistas não é a linguagem do texto em si – que poucos deles provavelmente leram completamente em suas várias versões –, mas o que essa falsificação pretende sublinhar, que é a influência surpreendentemente astuta dos judeus na história moderna.

Os Protocolos, portanto, não têm importância em si; eles são espúrios. Mas eles conferem precisão aos medos apocalípticos, que não poderiam sobreviver sem algum ingrediente de plausibilidade – por mais absurdo que seja.

A família Rothschild foi fundamental para o surgimento do capitalismo financeiro na Europa do século 19. A empresa familiar tinha filiais na Alemanha, França, Áustria, Itália e Inglaterra, o que deu crédito à acusação de “cosmopolitismo” durante uma era de nacionalismo crescente. As oscilações de expansão e queda da economia geraram não apenas miséria, mas também queixas contra os financistas que pareciam se beneficiar com tais incertezas.

Hoje, Soros, um judeu americano nascido na Hungria e educado na Grã-Bretanha, tornou-se uma figura especialmente odiada pela extrema direita. Entre os investidores mais astutos do mundo, ele gastou bilhões de dólares promovendo causas progressistas. Ele parece personificar o que Ford chamou de “o judeu internacional”.

O veneno contra outras minorias que não os judeus não resultou em nenhum equivalente aos Protocolos. A judeufobia produziu uma documentação enganosa que o preconceito contra nenhuma outra minoria jamais suscitou. Talvez a própria explicitação dos Protocolos ajude a fortalecer a suspeita de que as crenças e interesses da maioria estão sob ataque e mantenha viva essa forma perigosa de antissemitismo.

 

* Stephen Whitfield é professor de Civilização Americana na Universidade Brandeis (EUA).

** Este artigo foi republicado do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original aqui.

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