Quero ser Feliz. E você?

Você não foi educado para ser feliz.

Isso não é culpa sua. Também não foi por maldade ou por um pérfido planejamento de algum gênio do mal... É fato que quem te educou TAMBÉM não foi educado para esse fim. Foi educado para perseguir "o" objetivo. É a mais trágica cadeia de tradições da humanidade. A tradição pela busca do que esta além do horizonte. Porque a Felicidade sempre esta lá adiante! No fim da jornada. Depois do sacrifício e das lutas.

Um dos Brasileiros mais ricos do mundo escreveu uma versão de um conto sobre um homem que foi encontrado andando a esmo, quase de quatro, recolhendo pedrinhas e seixos do chão e encostando na cintura... e arremessando a pedrinha fora logo depois.


Quando insistentemente perguntado sobre o que estava fazendo no meio do deserto, o homem, relutante, mas cansado demais para manter segredo, revelou que ele tinha ganho uma pedra mágica. Pedra essa que quando encostada em um metal ordinário, com latão, chumbo... imediatamente convertia o tal metal em OURO! Porém o homem atormentado não sabia que o bolso em que ele guardava a pedra estava furado... e, fatalmente deixou a pedra cair quando atravessava o deserto em uma caravana.


Nisto se viu obrigado a retornar pelo caminho que havia percorrido e, como a pedra mágica tinha uma aparência comum sem grandes distinções de qualquer outro seixo do deserto, ele se punha a pegar todas as pedras de seu percurso e encostala no seu cinto de latão com a esperança de ter o cinto transformado em ouro como sinal do reencontro.


Impaciente o andarilho retorna ao exercício de catar pedras dizendo que não espera que alguém acredite nele... Nisso seu interlocutor lhe afirma que acredita na história e até sugere que voltasse por onde vinha vindo, pois estava indo na direção errada.


Absorto, o andarilho retruca pelo porquê de tal orientação, e a resposta vem com um dedo apontando a fivela de ouro que ele trazia na cintura.


Todos nossos professores, e nós mesmos, somos este andarilho... em busca da felicidade sem perceber que já passamos por ela.


Eu não sou Feliz a maior parte do dia. Vivo tenso atolado em preocupações reais e algumas imaginárias. Vivo cercado pela tensão e pelo estresse. Olho em volta e vejo que as pessoas não são muito diferente de mim. Embora eu acredite que minhas dores e sofrimentos são incomparáveis, no canto do olho, no detalhe da foto no Instagram, eu percebo o esforço para manter a pose. Sustentar o momento. Cada "like" trazendo mais um segundo de existência para algo que não esta mais ali. Uma felicidade fortuita no deserto da existência.


Hoje... eu entendo: Fui educado a acreditar que isso é o "normal". Um mundo normal é assim. A Felicidade é um objetivo no fim de um longo percurso... alcançado apenas pelos meritosos, persistentes e afortunados. Quando não apenas pelos "escolhidos".


A Felicidade é a "recompensa".


Bom. Tenho boas notícias: Essa formula esta errada. A Felicidade é parte da natureza humana. Mas é tão sutil e ordinária que você não a reconheceria se a visse. V
ocê não a reconheceria se a tocasse. Você não a reconheceria se a esfregasse no seu cinto de latão.

E é disso que quero tratar.

Quero ser Feliz.

E você?

Nenhum comentário:

"4 características de pais e mães 'tóxicos', segundo os psicólogos Camila Saraco e Joseluis Canales"

Pais desempenham um papel fundamental na vida de uma pessoa. Não apenas são responsáveis em suprir as necessidades físicas de seus filhos, c...