Pular para o conteúdo principal

Todos os trabalhadores estão sofrendo mas as Mulheres estão queimando

Metade dos brasileiros relataram burnout na pandemia… e as mulheres estão sofrendo mais.


Uma pesquisa de 2020 revelou que os brasileiros estão entre os que mais relataram a sensação de burnout durante a pandemia: 44% dos profissionais se sentem assim (mais de 6 mil pessoas em 8 países foram ouvidas). O fator mais estressante para os brasileiros foi a impossibilidade de se distanciar do trabalho, não saber respeitar o próprio tempo, não saber fazer pausas em momentos de improdutividade e entender a diferença entre ser um membro ativo de uma equipe e um faz-tudo…


Parece que o brasileiro ainda não sabe estabelecer limites no trabalho.


Outro ponto levantado pela pesquisa é o nível de estresse dos trabalhadores, que registrou aumento no fim de 2020. Entre os profissionais empregados, 63% afirmaram se sentir estressados, já entre os desempregados ou que procuravam por uma oportunidade o índice é de 69%.


O recorte de gênero deixa evidente que as mulheres estão mais estressadas (74%) do que os homens (58%), o que, segundo o LinkedIn, pode estar relacionado à dupla jornada de trabalho, agravada pela pandemia do coronavírus. Mas a grande força por traz do estresse feminino pode NÃO ser a vida doméstica, mas o PRECONCEITO indireto.

Pesquisa realizada pelo LinkedIn com 2.000 profissionais brasileiras com idades entre 25 e 55 anos revela que 82% das brasileiras entrevistadas acreditam que possuem menos direitos do que os homens no ambiente de trabalho em decorrência do que chamamos de viés inconsciente.


O preconceitos de gênero no mercado de trabalho, construídos a partir do contexto social, faz com que as mulheres tenham um viés inconsciente de que é “natural” não ter as mesmas oportunidades que os homens.




https://forbes.com.br/carreira/2020/09/3-dicas-para-conseguir-estabelecer-limites-no-trabalho/


https://www.youtube.com/watch?v=bjBwOpyKtW8


 https://www.istoedinheiro.com.br/confianca-do-trabalhador-cai-nos-ultimos-meses-de-2020-diz-pesquisa-do-linkedin/


https://revistamarieclaire.globo.com/Work/noticia/2021/04/pesquisa-do-linkedin-mostra-que-vies-inconsciente-prejudica-carreira-de-mulheres.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.