Três jesus Cristos e um psicólogo

 
Nome do filme: Três Cristos , de 2020 e estava disponível no acervo do Telecine em 2023

Direção: Jon Avnet
Roteiro Jon Avnet, Eric Nazarian Elenco: Richard Gere, Peter Dinklage, Walton Goggins
Título original; Three Christs.


Dr. Alan Stone (Richard Gere) é um psiquiatra que decide estudar três pessoas esquizofrênicas: Clyde (Bradley Whitford), Joseph (Peter Dinklage) e Leon (Walton Goggins). No processo de se aproximar do trio e entender mais de suas doenças, o médico tem que lidar com o fato dos pacientes alegarem ser a reencarnação de Jesus Cristo.

Três Cristos é um drama psicológico com grande elenco e sempre surpreende que não viu.

Contando a história de três pacientes psiquiátricos que acreditam ser Jesus Cristo, no final dos anos 50 eles foram submetidos ao estudo de um psicólogo ousado que acreditava que poderia “libertá-los” de seus delírios.

Com base no livro Three Christs of Ypsilanti, escrito por Milton Rokeach, o psicólogo da vida real que inspirou o personagem de Gere, Dr. Alan Stone, Milton Rokeach realmente constituiu um estudo psiquiátrico com o nome The Three Christs of Ypsilanti em 1959, onde tentou um tratamento em três pacientes que acreditavam ser Jesus Cristo.

Milton Rokeach foi um psicólogo social polonês-americano que a revista científica Review of General Psychology, de 2002, classificou Rokeach como o 85º psicólogo mais citado do século XX.

Curiosamente Milton Rokeach ficou famoso por outras questões! Rokeach conduziu um estudo de meados do século 20 no Sul dos Estados Unidos, no qual tentou determinar a base do preconceito racial.

Ele descobriu que o preconceito racial está inversamente relacionado ao status socioeconômico e, portanto, concluiu que tal preconceito é usado na tentativa de elevar o próprio status. Seu livro The Nature of Human Values (1973) e o Rokeach Value Survey, postulou que relativamente poucos "valores humanos terminais" são os pontos de referência internos que todas as pessoas usam para formular atitudes e opiniões, e que medindo a "classificação relativa" (Values scale - Wikipedia (en-m-wikipedia-org.translate.goog) desses valores seria possível prever uma ampla variedade de comportamento, incluindo afiliação política e crença religiosa. Esta teoria levou a uma série de experiências nas quais mudanças nos valores levaram a mudanças mensuráveis na opinião de uma pequena cidade inteira no estado de Washington.

Os Três Cristos - Em 1959, Milton Rokeach realizou um experimento psicológico intrigante no Hospital Estadual de Ypsilanti, em Michigan, EUA. Ele reuniu três pacientes que acreditavam ser Jesus Cristo: Clyde Benson, Joseph Cassel e Leon Gabor, todos em estado esquizofrênico paranoico. A ideia era que, ao colocá-los juntos, seus delírios poderiam ser curados.

No entanto, o resultado foi surpreendente: eles se recusaram a abdicar de suas crenças e frequentemente discutiam entre si.

Rokeach então adotou estratégias mais controversas, como enviar cartas para Leon Gabor em nome de “Madame Yeti”, sua “esposa imaginária”, na tentativa de desafiar sua identidade como Jesus Cristo. No entanto, mesmo após dois anos de experimento, os “três cristos de Ypsilanti” não abandonaram suas crenças.

“Embora eu não tenha conseguido curar os três Cristos de suas ilusões, eles conseguiram curar a minha – a ilusão divina de que eu poderia mudá-los de forma onipotente e organizando e rearranjando de maneira onisciente sua vida cotidiana dentro da estrutura de uma ‘instituição total’ ”.

Rokeach concluiu que seu trabalho foi antiético e reconheceu que não podia mudá-los de forma onipotente. O experimento inspirou o livro “Os Três Cristos de Ypsilanti”, publicado por Rokeach em 19641. Um filme baseado nesse experimento, chamado “Three Christs”, foi lançado em 2017.



Nenhum comentário:

"4 características de pais e mães 'tóxicos', segundo os psicólogos Camila Saraco e Joseluis Canales"

Pais desempenham um papel fundamental na vida de uma pessoa. Não apenas são responsáveis em suprir as necessidades físicas de seus filhos, c...