Pular para o conteúdo principal

Nariz de porco e budas




Nariz de porco e budas por Monge Ryozan


Na Coréia, um general chamado Yi Kang Won conquistou todo o país e fundou a dinastia Yi, por volta de 1392. Ele então instituiu-se como "Rei Taejo", o primeiro rei da nova dinastia. Antes dele se tornar rei tinha muitos amigos e um ótimo relacionamento com as pessoas, mas depois ninguém ousava nem mesmo conversar com ele, ninguém fazia nenhuma brincadeira - era elevado demais para isso.
Quando todo o país ficou em ordem, ele caiu no tédio, porque as pessoas ofereciam somente um grande e isolador respeito. Certo dia ele quis relaxar, se divertir um pouco, e então convidou o Mestre Zen Mu Hak para visitá-lo pois sentia que esse era o único homem com quem não precisava estar sério o tempo todo. Ele conhecia Mu Hak há muito tempo e sentia um grande respeito por ele. Naquele dia o rei queria se divertir e fazer umas brincadeiras. Assim, logo que Mu Hak entrou no salão, o Rei Taejo disse:

"Mu Hak, você sabe que eu o conheço há muito tempo, mas é apenas neste exato momento que estou me dando conta de que você tem um grande nariz de porco. De certo modo, você realmente parece um porco!".

Ele estava esperando que Mu Hak o insultasse de volta, mas ele não o fez. Ao contrário, ele se curvou profundamente perante o rei e disse:
"E Vossa Majestade se parece um Buda brilhando em toda a Sua glória."


O rei disse:
"Eu não entendo. Eu acabei de dizer que você se parecia com um porco. Eu lhe insultei e você me chamou de Buda."


Mu Hak disse:

"Sua Alteza, não é que vós me insultastes. Na verdade eu vos insultei mais."


"O que você quer dizer", perguntou o rei. 


E Mu Hak respondeu:
"Se eu vos explicasse, tenho certeza de que vós ficaríeis furioso comigo."


"O que é?", perguntou o rei. 


O Mestre respondeu:
"Se você tem olhos de porco, tudo o que você vê é porco. Através de olhos de Buda, tudo o que se vê é Buda." 

O rei explodiu numa gargalhada e disse:
"Mu Hak, você é muito mais inteligente que eu e um gozador mais esperto também.


Ji Kwang Dae Poep Sa Nim
One dust particle swallows Heaven and Earth
Tradução de Khalis Chacel e Tárika Lima
in http://renascimento.com.br/meditacao/histzen.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.