Pular para o conteúdo principal

Mohandas Karamchand Gandhi

Mapa Astral de Gandhi

deldebbio | 2 de outubro de 2011


Nascido em Porbandar, 2 de outubro de 1869 e falecido em Nova Déli, 30 de janeiro de 1948, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito “Mahatma”, “A Grande Alma”) foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”, também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Mapa Astral


Com Sol em Libra cravado no Meio do Céu; Lua em Leão, Ascendente em Sagitário-Capricórnio (Rainha de Moedas); Mercúrio, Vênus e Marte em Escorpião na casa 11; Júpiter em Touro e Saturno em Sagitário.
O Mapa de Gandhi é um excelente exemplo para olharmos algumas das oitavas altas de um signo que geralmente está associado a gente-ruim (risos).

 
Escorpião é o símbolo que traduz o arquétipo da água-Fixa, ou seja, Aspectos emocionais trabalhados no plano da praticidade. A palavra chave para esta energia é “Cuidar das coisas dos outros” mas geralmente está associada a manipular os outros e o “poder” de tomar conta dos outros é distorcido em “comandar os outros”.

Vênus e Marte em Escorpião geralmente estão associados a fêmeas-fatais e pessoas vingativas, que fazem qualquer coisa para vencer uma batalha… são as oitavas médias/baixas. Gandhi também fez o que foi necessário para vencer uma batalha, mas baseado na paz e não-violência. As altas energias de Escorpião representam o sacrifício pela humanidade (no tarot, é a carta “Morte”; Nun na Kabbalah), o conselheiro dos reis, o Merlin. Estando na Casa 11, a responsabilidade e facilidade aumenta exponencialmente.

E Urano em Câncer, a energia de tomar conta dos outros como ideal de vida, em um Trígono muito forte com seu Marte em Escorpião.

A Lua em Leão (na Casa 8) é a capacidade de vender idéias. Normalmente é encontrada em publicitários bem sucedidos ou pessoas que trabalham bem sua imagem diante dos outros. Bem desenvolvida, são pessoas que brilham sozinhas e irradiam esta luz para quem está ao redor.

Júpiter em Touro é outra energia que facilmente nos carrega para oitavas baixas, já que é uma facilidade para se trabalhar com abundância e dinheiro. Combinado com Marte em Escorpião, é muito fácil para um astrólogo inexperiente chutar que o dono deste mapa fosse um empresário do tipo Wall-street bem sucedido!
Esta é uma das belezas da Astrologia; a capacidade de perceber as facilidades e qualidades mais fortes dentro de nós mesmos e utilizá-las de uma maneira humanista. Gandhi não apenas cumpriu sua Verdadeira Vontade, mas nos dá hoje uma aula de como tratar com o poder.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.