Pular para o conteúdo principal

Como você esta "cozinhando" sua Vida? ? ?

Um professor Zen se apresenta a uma pequena platéia de ouvintes:

"Bem vindos! Estou feliz de estar aqui. E um pouco exitado... e um pouco ansioso... Um pouco aterrorizado... Oque esta dizendo? Você pratica Zen a 30 , 40 anos e se diz ansioso? Qual o teu problema??? "Eu sou um ser humanos!""



Neste filme Doris Dörrie acompanha o Mestre Zen Edward Brown em suas palestras de Zen e aulas de culinária, ou melhor, Aulas de "praticar" cozinhar: Cozinhar, no Zen trata-se de cuidar de si e cuidar dos outros.

O filósofo, professor e mestre Zen nos ensina a sensualidade de pão, a filosofia dos rabanetes e serenidade de cenoura para oferecer esta delícia culinária que mostra a sabedoria contida em seus detalhes.






Edward Espe Brown é monge budista e sacerdote  Soto Zen

Edward foi ordenado em 1971 por Shunryu Suzuki Roshi, que lhe deu o nome Dharma Jusan Kainei, que significa "Montanha da Longevidade, mar calmo." 

Edward vem praticando Zen desde 1965 e também fez extensa prática vipassana, yoga, chi e gung.

Ele ministra regularmente grupos em retiros de meditação no Norte da Califórnia, e oferece oficinas nos EUA e internacionalmente sobre uma variedade de assuntos, incluindo a culinária, a caligrafia, e Meditação "Mindfulness".

Edward é um chef talentoso, e ajudou a fundar inúmeros Restaurantes "Verdes" em San Francisco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.