Na faculdade estudamos um sujeito chamado Joseph Campbell,
autor do livro “O Poder do Mito”. O livro é sobre os mitos antigos e
modernos que estão na base psíquica de todo ser humano. Aprofundamos
mais na literatura de Joseph Campbell até sermos apresentados para sua
teoria do Monomito:
“Todos
os mitos relevantes da humanidade tem a mesma estrutura básica, e tem
os mesmos personagens, arquétipos que simbolizam os sentimentos
humanos.” (@nickellis).
Com essa teoria foi formada a “Jornada do Herói”.
Praticamente TODOS os filmes/livros que você conhece tem essa “forma”.
Star Wars segue perfeitamente as fases que o herói precisa passar para
conquistar seu prêmio! Tanto que George Lucas solicitou consultoria à
Joseph Campbell para formular seus heróis/vilões.
Me
identifiquei perfeitamente com as fases propostas pela “Jornada do
Herói”. Ser um pai é uma batalha. Ser um pai é ser convidado para uma
aventura fantásticas em um mundo que você não conhece. Tudo é
desconhecido e o grande prêmio, na maioria das vezes, é o sorriso de um
banguelinha(o). As fases da Jornada do Herói encaixam perfeitamente na
aventura de ser um Pai.
Convido todos vocês a seguir esses passos:
1. O MUNDO COMUMVocê vive sua vida. Trabalho, casa, lazer, viagens. Querendo ou não isso é uma rotina. Esse é o seu cotidiano. Uma vida como qualquer outra. Uma vida como de qualquer herói no começo do livro/filme. Ex.: Luke Skywalker tem sua vida de fazendeiro, normal, chata, em um planetinha quente e seco. E segue sua rotina, como nós, todo.santo.dia.
2. CHAMADO À AVENTURAComo relatei no post Protocolo 63617378, você é apresentado à aventura. Você não tem escolha, não pode virar as costas e retornar à sua vida como ela era. Você precisa enfrentar seus medos e ir para a aventura. Ex.: Em O Senhor dos Aneis, Frodo fica responsável em levar o anel, por Gandalf, para ser destruído. Ele não tem escolha.
3. RECUSA DO CHAMADOMedo. Essa é a palavra e o sentimento que demostra essa fase. Você deve sair da sua zona de conforto e enfrentar esse novo desafio. Infelizmente muitos Pais abandonam tudo e todos nessa fase. Não consegue enfrentar os desafios propostos pela responsabilidade de se tornar um Pai. Mas o amor e respeito pela sua esposa/namorada é a força que você precisa para encarar essa aventura. Ex.: Shrek recusa várias vezes as solicitações do Burro em salvar Fiona.
4. ENCONTRO COM O MENTORNinguém tem experiência de ser Pai. Podemos dizer que o instinto foi essa experiência no início de nossa civilização. Mas hoje, podemos ter encontro com “mentores” para preparar o novo pai a enfrentar o desconhecido quando ele atravessar o primeiro limiar. Esses mentores são nada mais, nada menos, que nossa Família e nossos amigos. A ajuda deles é primordial para que você vença essa jornada. Ex.: Yoda (Star Wars), Agente Q (007), Sargento Emil Foley (Força do Destino).
5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIARPronto. Serei Pai e tenho toda a ajuda possível para isso. Vamos enfrentar e curtir tudo com intensidade, pois esse é o meu chamado. Meu destino!! Ex.: A união dos hobbits, elfos, humanos e anões em O Senhor dos Anéis.
6. TESTES, ALIADOS E INIMIGOSNovos desafios são oferecidos em todos os momentos. Aliados, a.k.a Médicos, são importantes neste momento, pois é através deles que temos segurança em atravessar as noites escuras e sem fim. Ex.: Neo, em Matrix, conhece os tripulantes da Nabucodonosor.
7. APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTAChegando a hora do nascimento!!! Ansiedade a 1000! Seus aliados e mentores estão presentes neste momento para ajudar a vencer essa batalha, a mais importante de todas!!! Ex.: Indiana Jones entrando no Palácio em Petra para pegar o Santo Graal.
8. A PROVAÇÃO SUPREMAMomento crítico. Tudo pronto para o nascimento. Uma nova vida nascerá e você é parte disso. Essa nova vida é sua nova vida também. Você esta renascendo neste momento. Ex.: Neo optando pela pílula vermelha.
9. RECOMPENSAApós 09 meses de aventura, sua Jornada chega ao fim. E em suas mãos esta 5Kg da coisa mais linda e magnifica de todo o universo!! Ex.: Rock Balboa vencendo Drako.
Quem não desejaria ter esse mentor?
Percebe-se
que esses passos são perfeitos para a confecção de qualquer roteiro de
cinema? E as fases de nossa vida encaixam perfeitamente? Na noite que
você conheceu seu marido/esposa, namorado/namorada pode ter certeza que
você passou por esses passos. E agora, no momento mágico de ser
Pai/Mãe, percebe essas fases? Nossa vida é um romance de aventura,
drama, comédia, ficção. Com a diferença que somos protagonista desta
história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário