Pular para o conteúdo principal

Meia dúzia de gatos pingados e o mar de manifestantes. e 24 Momentos dos protestos em São Paulo que você não verá na TV

Quero dividir uma opinião construída da experiência que tive hoje:


Deixei meu plantão no hospital perto das 19:05 e fui para o centro pegar o meu segundo ônibus para casa... o que deveria ser 19:30... Mas não veio. Meia hora depois tinha polícia, helicópteros e tals "esperando" os manifestantes que chegaram poucos minutos depois.

Máscaras, roupas rotas, frases de efeito, batucada, faixas com frases de protesto... Muito barulho!!!

Mas EM ORDEM. Sem quebradeira ou depredações.

Não mais que de repente um manifestante(?), ENFATIZO "UM". Um único sujeito de máscara em meio a uma MULTIDÃO.. SOZINHO, a 4 metros de mim derrubou um container de lixo.

Este aqui:


Os manifestantes VAIARAM o tabacudo mascarado, que saiu correndo, e ERGUERAM E RECOLOCARAM O CONTAINER NO LUGAR.

Repito: ERGUERAM E RECOLOCARAM O CONTAINER NO LUGAR.

A polícia olhou mas não fez nada até então.

O tabacudo sumiu de vista e a passeata continuou em ordem e marcha.

Cheguei em casa quase duas horas depois do normal e contei o ocorrido para a minha esposa que foi ver na internet se tinha notícias e a primeira notícia que ela abre é de violência e baderna, com a foto do container derrubado... O MESMO CONTAINER.Não sei o que se desenvolveu depois, estava e fiquei na esquina da Avenida Borges de Medeiros com Salgado Filho na parada do ICARAI...

Mas o único Vândalo que eu vi agiu SOZINHO e saiu correndo SOZINHO. Enquanto os manifestantes PUSERAM O CONTAINER NO LUGAR...

Naquele momento as pessoas que estavam comigo (ja a um bom tempo de espera na parada) começaram a falar da manifestação...

Assim que passou a metade dos manifestantes (eram muitos e eu mensurei por tempo), uns 45, 60 minutos de pessoas caminhando em relativa ordem, umas pessoas (umas senhoras) falaram como os "vândalos" depredaram o container... Aí eu argumentei: Senhora, na verdade UMA pessoa derrubou o container sozinho, e eu vi meia duzia de manifestantes vaiar e por o container no lugar... não foi? 

"Tem razão... que estranho!!!" elas concordaram.

Poucos minutos depois vaio um forte cheiro de "cola de sapateiro" e as mesmas pessoas da parada de ônibus comentaram: "vê só, estão todos drogados!!!" quando eu olhei para o lado em um esfarrapado papeleiro juntava os restos de papel da lixeira próxima de nós. Quando ele se aproximou percebi que "ele" exalava a cola de sapateiro, não as pessoas que passavam por nós... 

Eu pensei em argumentar, mas logo muitos estavam discutindo o "vandalismo dos vagabundos mascarados e drogados"...

Não importava muito se era REAL ou não.


Mesmo estando vendo as mesmas cenas e experimentando a mesma realidade as pessoas JA TINHAM UMA VERDADE SOBRE A PASSEATA: "Coisa de vandalismo dos vagabundos mascarados e drogados"...

Amanhã veremos que meia dúzia de gatos pingados terão seus atos SUPERANDO em importância o mar de manifestantes.

Seguem os 24 Momentos dos protestos em São Paulo que você não verá na TV listados por Samir Duarte:


A intenção desse post não é dizer o que é certo e errado, dizer como um ou outro lado deve agir, mas só mostrar o outro lado da moeda, aquele que os noticiários na TV que falam dos “vândalos” não vão mostrar, aquele diferente do que a tendenciosa Veja mostra, dos policias heróis que salvam a cidade em perigo.
Bem, na TV  você não vai ver:

01. A matéria do jornalista Elio Gaspari (O Globo) que afirma que a Polícia começou o confronto armado.

02. E se preferir uma segunda opinião para acreditar, a jornalista da Band que confirma que a polícia começou a violência.

03. Quando os policias começaram a atirar na imprensa, mesmo ela se identificando:

04. A conversa presenciada em plena Avenida Paulista (na manifestação de terça) POR MIM, QUE VOS ESCREVO, ao sair do Conjunto Nacional em direção à minha casa:

05. O policial que foi filmado quebrando O P-R-Ó-P-R-I-O vidro da viatura.

É isso mesmo que vocês leram e viram. O policial quebrou o vidro da viatura dele para culpar manifestantes.

06. As bombas de gás lacrimogênio vencidas há 3 ANOS, que como o próprio fabricante diz: OFERECEM PERIGO SE FORA DA VALIDADE.

07. O jornalista da Carta Capital que foi preso porque estava carregando vinagre na mochila. VI-NA-GRE. É PROIBIDO CARREGAR VINAGRE AGORA?

08. Quando a Tropa de Choque jogou bombas e atirou em manifestantes na calçada por gritarem “SEM VIOLÊNCIA”.

09. Aliás, gritar “SEM VIOLÊNCIA” já era motivo para você levar tiro, mesmo que estivesse na calçada (sem atrapalhar o trânsito) e sem destruir nem agredir fisicamente nada nem ninguém:




10. Esse perigoso manifestante que tem uma ameaçadora flor. Vai que é uma flor bomba né minha gente?

11. O promotor esquentadinho preso no trânsito que disse que se os manifestantes que estavam atrapalhando o dia dele fossem mortos, ele arquivaria o inquérito policial:

Diz ele que estava apenas extravasando.

12. A repórter da Folha, Giuliana Vallone, que foi atingida no olho.

Trabalhando, e tentando ajudar pessoas perdidas na rua, Giuliana levou um tiro na cara.

13. O policial que disse que ia dar voz de prisão a QUEM USASSE MÁSCARA, E IRRITADINHO,  RESOLVEU DISPERSAR O PESSOAL COM SPRAY DE PIMENTA. Será que ele tinha o direito de fazer isso? Rs.

14. Os relatos de pessoas que viram policias arrastando pessoas feridas para fora do hospital.

Relato 1.


15. O relato de um rapaz que foi ajudar um garoto e tomou tiro.

Relato 2.


16. Outros relatos de abuso de poder da polícia como esse eesse.

Relatos 3 e 4.


17. O casal que apanhou às 22h40 (bem depois da manifestação), porque tinham participado dela e agora estavam em um bar.

É isso mesmo, olha aqui a matéria.

18. A professora que não tinha nada a ver com a manifestação, só estava passando, e ao tentar passar longe da confusão levou um tiro na cara.

19. A excelente pontaria da Tropa de Choque. (PS: os manifestantes que tentaram ajudar o senhor também levaram tiro!)

20. O rapaz que mostra que os jovens cansaram de protestar do sofá.

21. O jornalista Pedro Ribeiro, perigosíssimo hein, que precisou apanhar e ser contido por SETE policias.

22. RESUMINDO: jornalistas e cinegrafistas se dando muito mal. Porque essas pessoas que estão ali só para trabalhar, e cobrir a manifestação, representam um grande perigo para a sociedade, hein?

23. E esse tapa de luva em todo mundo que reclama que tá fazendo barulho na hora da novela.

24. E se você não leu esse texto ainda, precisa saber quenão são só sobre os 20 centavos as manifestações.


Concluindo:
É triste ver a polícia exercendo esse abuso de poder com tanta falta de preparo em manifestações populares. Mas nos resta vibrar, pois apesar de estarmos vivendo uma época em que as forças armadas agem de forma desordenada e ilegal, estamos vivendo a era da informação, na qual nós blogueiros estamos aqui para espalhar a notícia para o mundo, época em que qualquer pessoa é um reporter, basta sacar um celular. A informação não é mais unilateral, ninguém precisa engolir os absurdos da Veja ou de qualquer outro veículo que se recusa a dar voz aos dois lados, que não legitima o poder da população por lobby e interesses políticos de poucos. Acabam virando motivo de chacota ao tentarem editar uma matéria que todo mundo sabe que foi diferente.

Quanto mais os policiais agem de forma indevida, mais a população vai se revoltar. E mais ainda virá pela frente.


Sobre o Autor


Samir Duarte Um listador nato, acredita que não existe tédio, existe site ainda não acessado na webz, essa fonte eterna de conteúdo que pode ser muito perigosa se cair em mãos erradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.