CONVERSAS ANÔNIMAS: É possível se tornar uma pessoa fria?



Pergunta: É possível ser uma pessoa fria?

Resposta: Salvo pessoas profundamente doentes… ninguém “é” FRIO de fato. Existem CONDIÇÕES ESPECIAIS como nos “transtorno de personalidade esquizoide”, por exemplo. Pessoas com esse transtorno tendem a ser emocionalmente distantes, indiferentes e evitam interações sociais. Mas não parece o caso.

Pergunta: Como uma pessoa que tem “sentimentos intensos” pelo outro pode se tornar fria?

Isso é razoavelmente fácil. Na verdade, a psicologia trabalha com várias abordagens e perspectivas para explicar o comportamento humano e como ele pode mudar naturalmente ao longo do tempo.

NINGUÉM é um autômato com sempre as mesmas respostas e condutas. Uma pessoa pode ser afetuosa e passar a ser mais fria… SE as causas e condições lhe forem apresentadas.

A explicação do Comportamento nas TCCs (Teorias Cognitivo Comportamentais) enfatizam a importância do “ambiente” na formação do comportamento! O comportamento é moldado por contingências de reforço e punição.

Reforçado ele continua e progride... Punido... ele extingue.

Então a teoria sugere que nossas “interpretações” dos eventos afetam como reagimos a eles.

Isso quer dizer que a mudança de comportamento pode ocorrer através da “aprendizagem”, onde novos comportamentos são adquiridos (ser menos afetuoso e mais frio) e antigos (ser mais afetuoso e menos frio) são modificados. Isso pode ser influenciado por fatores internos (como a motivação) e externos (como mudanças no ambiente).

Você mesmo pode ser uma pessoa afetada pelo outro e passar a ser diferente com ela.

MAS A PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA É:

QUAL A UTILIDADE DISTO?

 E SE VALE A PENA esse esforço???

No final, o seu "projeto" tende a falhar
!

Você NÃO SABE o que te faz feliz... e esta focado em NÃO SOFRER...

Isso claramente só acontece com pessoas normais e emotivas.

Claramente a sua percepção de que faz uma pessoa feliz é frágil e mal orientada... O que só vai te trazer mais dor e sofrimento.

Lamentavelmente.

O que eu sugeriria no lugar do seu projeto?

Primeiro: Entendo que você possa ter passando ou presenciado momentos difíceis e que está buscando maneiras de se proteger do que viveu ou assistiu... Mas nenhuma vida que valha a pena viver acontece sem decepções e experiencias ruins.

A vida não é "feita" para ser agradável. Ela é uma oportunidade. Existem maneiras mais saudáveis de lidar com a dor e a decepção do que o embotamento das emoções e enaltecer o egoísmo.

Entenda, mesmo que a contra gosto você nasceu humano e isso EXIGE uma dose generosa de CONVIVÊNCIA para funcionar!

Para a nossas espécie conexões humanas são fundamentais para o bem-estar.

Ter relacionamentos significativos pode trazer alegria e apoio, mesmo em tempos difíceis. Você precisou de humanos para aprender a andar, comer e, inclusive, evacuar... Mas precisará aprender a lidar com as pessoas e a ESCOLHER companhias a sua vida toda.

Para isso, em vez de ser um incompetente emocional (narcisista adulto) seria muito mais inteligente aprender a lidar com VARIABILIDADES emotivas!

Pense nisso.

Em vez de passar a vida construindo muros e paredes a sua volta (gastando uma energia gigante nisso) Dedique-se a aprimorar as ferramentas emocionais que vai te preparar para "LIDAR" com a vida e as pessoas...

Entenda: ter "sentimentos intensos" É O MESMO que dizer que TEM MUITA POTÊNCIA EMOCIONAL!

Seria um desperdício deixar toda essa energia e potência presas em uma jaula...

Apenda a usar de maneira correta e poderá fazer qualquer outra coisa!




Nenhum comentário:

O curador que não se cura...

  Quirão ou  Quíron  (  Χείρων,  transliterado de   Kheíron , "mão"  em grego )  nessa mitologia, é uma figura complexa e fascinan...