Há 217 anos nascia Charles Darwin.
De aluno de medicina em Edimburgo e depois da formação para se tornar pastor da Igreja Anglicana, mas se voltando e dedicando à ciências se tornando um pioneiro da biologia e da psicologia evolucionista, ele mudou para sempre a forma como olhamos para o espelho e para o mundo.
Um dos pensadores mais corajosos da história, cuja capacidade de observação e a curiosidade insaciável transformaram nossa compreensão sobre o lugar que ocupamos na natureza.
Sua contribuição à humanidade é imensurável, pois ele não apenas apontou o mecanismo da vida através da seleção natural, mas também lançou as bases para a psicologia verdadeiramente científica.
Pouca gente sabe, mas Charles Darwin, em 1872, publicou 'A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais', uma obra pioneira que trouxe as “emoções” para o campo da ciência. Ele demonstrou que, por exemplo, nosso “sorriso” ou como expressamos nosso medo não são apenas frutos da cultura, mas tem como base biologia pura e herança evolutiva.
B.F. Skinner e Charles Darwin é profunda e estrutural. Skinner não apenas admirava Darwin, mas construiu a Análise do Comportamento como uma extensão direta da lógica seletiva da biologia para o campo das ações humanas. Skinner frequentemente afirmava que a Análise do Comportamento era, essencialmente, um ramo da biologia.
"A seleção natural é para a filogênese o que o reforçamento é para a ontogênese." — B.F. Skinner
Hoje, depois de 217 anos de seu nascimento, celebramos o Darwin que também foi, na essência, um dos primeiros grandes pesquisadores em psicologia da história!
Darwin nos reconectou profundamente a todos os seres vivos, ensinando-nos que a mente humana, em toda a sua complexidade, é um fruto brilhante de um processo que ainda não terminou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário