Pular para o conteúdo principal

Bossa Zen: Como praticar meditação?

Publicado no "Bossa Zen"

Como fazer sua pratica no dia a dia.

Crie um espaço que será usado somente para sua pratica e nada mais. Se você quiser fazer um pequeno altar nesse espaço ~ uma pequena mesa ou uma estante servem ~ para colocar uma vela, um pote com água, incenso.

Reserve um tempo para praticar nesse espaço e faça nas primeiras horas da manhã, antes de qualquer ritual que possa servir de desculpa para protelar a pratica.

A frequência com que você medita é mais importante que o tempo que consegue ficar meditando. Pode ser que em dez minutos você consiga uma qualidade de meditação melhor que em uma hora. Não se prenda ao tempo certo, mas simplesmente continue tentando até que sua mente sente-se em meditação e você nem perceba quanto tempo passou desde o início.

Não espere que tudo esteja bem ou que você esteja mal para se dedicar a essa pratica. Você não precisa ser um yogi especialista em meditação para fazer duas ou três poses pela manhã. Você não precisa ter a melhor almofada de meditação ou incenso para meditar. Não se prenda a desculpas e tente fazer o melhor que puder com o que você tem agora. Concentre-se na pratica em si e não nos acessórios.

Se você não puder praticar todos os dias não se preocupe. A maior razão das pessoas desistirem é porque são muito severas e tem muita expectativa sobre os resultados da pratica. Apenas siga em frente atento para não deixar a pratica muito desleixada nem muito dura. Seja gentil consigo mesmo e tudo virá ao seu tempo.

Por fim, encontre um amigo para praticar- alguém que esteja disposto a fazer o mesmo tipo de compromisso. Vocês podem se encontrar uma vez por semana e compartilhar o que estão fazendo e como estão se sentindo. Seja honesto sobre o que sente mas não desestimule ou ponha obstáculos. Não diga que é fácil ou difícil. Apenas que é importante tentar e não desistir no primeira dificuldade.

Postado por Jeane Dal Bo

'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.