Pular para o conteúdo principal

Temperaturas chegam próximo de zero no amanhecer do RS


Clima 18/07/2012 | 07h53Atualizada em 18/07/2012 | 08h25

Temperaturas chegam próximo de zero no amanhecer do RS

O amanhecer desta quarta-feira foi gelado em boa parte dos municípios gaúchos. A mínima registrada no Estado foi de -0,2°C em Quaraí. Mas outras cidades tiveram temperatura próxima de zero grau, como Bagé com 0,8°C e 2°C em Dom Pedrito e Alegrete. Na Capital, às 7h30min, fazia 10°C com sensação térmica de 8°C.


Em Santa Maria o dia amanheceu com nevoeiro e chegou a gear na fronteira com o Uruguai, onde a massa de ar polar presente no Rio Grande do Sul atua com mais força.
A área de instabilidade que estava sobre o país se afasta aos poucos do Estado, mas ainda provoca chuva fraca pela manhã na Serra, no Litoral Norte e no Vale do Rio do Sinos. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, essa área de instabilidade deixa o tempo nublado, mas a umidade de 93% não é suficiente para provocar chuva.
Ao longo do dia, a tendência é de que o tempo abra em todas as regiões e que o tempo seco predomine a partir da tarde desta quarta-feira.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a sensação de frio é menor do que a presenciada nos últimos dias em função do vento que perdeu intensidade nas últimas 24 horas. A menor sensação térmica ocorreu no Chuí, onde fazia 2°C no início do dia e tinha sensação de -4°C.


Na quinta-feira, deve ter tempo seco com domínio de sol e temperatura oscilando de 0°C ao amanhecer no Sul até 19°C à tarde no norte. Formação de geadas ao amanhecer.



Temperatura se eleva 
no final de semana

Para o final de semana, a expectativa é de que a temperatura se eleve. O vento minuano, que soprava de Sul desde o último final de semana é substituído na sexta-feira pelo vento norte. 


Na Capital, pode fazer 21°C no sábado. Desde o dia 9 deste mês, a Capital não tinha uma máxima acima dos 20°C. Celso Oliveira lembra ainda que desde o dia 3, das mais de 30 estações automáticas, pelo menos uma delas registra temperatura abaixo dos 10°C ao amanhecer.

Mas não dará tempo de a temperatura aumentar, pois no final do domingo, uma nova frente fria se soma à massa de ar polar que já está no Estado, baixando a temperatura e provocando chuva, principalmente, na segunda-feira.
Confira as mínimas registradas no Estato até as 6h:
Porto Alegre 9.8°C
Rio Grande 2.1°C
Santana do Livramento 5.5°C
Torres 11.7°C
Uruguaiana 3.8°C
Santa Rosa 4.2°C
Canguçu 4.4°C
Caçapava do Sul 5.6°C
Rio Pardo 9.3°C
Alegrete 4.1°C
Bagé 1°C
Erechim 7.9°C
São José dos Ausentes 4.9°C
São Borja 3.8°C
Jaguarão 2°C
Camaquã 5.5°C
Passo Fundo 8°C
Bento Golçalves 7.5°C
Lagoa Vermelha 7.5°C
Sao Luiz Gonzaga 6.8°C
Cruz Alta 5.4°C
Quaraí "-0.2°C"
São Gabriel 5°C
Soledade 8°C
Frederico Westphalen 8.5°C
Palmeira das Missões 8.1°C
Tramandaí 11.4°C
Mostardas 8.9°C
Chuí 2.4°C
Vacaria 6.4°C
Canela 5.7°C
Santiago 4.9°C
Dom Pedrito 2.7°C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.