Vamos por partes!
Primeiro: Existem motivos puramente "Biológicos / Evolutivos" para o aumento do volume da voz relacionado à ativação do sistema nervoso simpático. Isso acontece porque uma discussão é uma forma de agressão (seja da identidade, seja dos valores) que prepara o corpo para a ação da MESMA forma que agiria se fosse atacado fisicamente!
Por Isso a transformação da "excitação" em energia (adrenalina) incluindo um aumento na intensidade vocal.
Portanto o aumento do volume da voz ser uma forma inconsciente de se defender ou se impor. Isso porque nos sentimos ameaçados ou desafiados...
Cabe nessas horas usar as OUTRAS ferramentas evolutivas, como:
* Ser capaz de ouvir o outro!
* Ser capaz de não confundir OPINIÃO com identidade!
* Ser capaz de aprender e se ADAPTAR!
* Ser capaz de negociar... E tantas outras habilidades.
A amígdala é uma região do cérebro responsável pelas reações emocionais. Quando alguém grita, a amígdala é ativada, aumentando a resposta emocional.
Na sua ativação, o ato de gritar aumenta a liberação de hormônios e neurotransmissores relacionados ao estresse.
Isso inclui cortisol, adrenalina e noradrenalina, que preparam o corpo para a resposta de luta ou fuga.
Então o cérebro esta sinalizando ao sistema límbico para preparar o corpo para a ação.
Isso resulta em tensão muscular, como parte da resposta de luta ou fuga.
Portanto, o ato de gritar em uma discussão afeta várias áreas do cérebro e tem implicações emocionais e físicas.
Claro que ajudaria se fosse racional... mas não é. Se essa resposta orgânica não estivesse sendo dada de forma IMPENSADA, automática e irracional ela seria outra.
E esse é o problema, não é?
A pessoa sempre quer ter "razão"... nunca dar "ouvidos".
A resposta "biológica", em uma pessoas sensata e civilizada, seria MENOS escolhida pelo inconsciente no momento de elencar respostas pra vida A MEDIDA QUE A CULTURA E A EDUCAÇÃO SEJAM EFICIENTES EM CIVILIZAR!
Isso quer dizer que uma pessoa comum, criada em um ambiente "conflituoso", cheio de exemplos de agressividade ou valorizando pessoas que gritam pra se impor VAI APRENDER QUE ESSA É UMA RESPOSTA EFICIENTE!
Uma criança que vê um dos membros de feto ou admiração ser considerado relevante e essa pessoa sempre é agressiva e ignorante NÃO VAI ACEITAR NA ESCOLA QUE ela precisa ser compassiva e empática... por exemplo. Simplesmente porquê NÃO faz sentido.
Portanto NÃO É a simples "educação" que vai corrigir isso...
Será preciso psicologia: buscar a raiz dessa condição!
Não adianta a simples informação.
De modo genérico e simplista: O ADULTO QUE GRITA foi uma CRIANÇA que ASSISTIU PESSOAS IMPORTANTES PARA ELA "GRITAREM" PARA "TER A ATENÇÃO" E obter RESPEITO!
Não adianta dizer para uma pessoa com comportamentos agressivos: "Pense antes de falar!"
Não adianta dizer para uma pessoa com comportamentos agressivos: "Agora pare e respire!"
Você não mudou o "modelo" interno que orienta o comportamento...
Precisa fazer a pessoa explorar as CAUSAS PRIMEIRAS do comportamento na própria biografia e ver quais estruturas dão força para o comportamento.
A pessoa observando na sua história as causas originais de afeto e motivação para seu comportamento de hoje pode mudar ATUALIZANDO suas estruturas para novas maneiras de se comportar!!!
Por isso a psic"ANALISE"!!
O psiquismo ANALISADO mostra as estruturas que sustentam os comportamento e mudam as condições RESSIGNIFICANDO no presente.
Imagine que uma pessoa que se libertar das suas respostas agressivas que lhe fazem sofrer e ter problemas de se relacionar...
No trabalho analítico podemos buscar os referenciais desse comportamento em suas primeiras memórias de pessoas relevantes em situações similares... por exemplo.
Não achando, se busca a lembrança de onde esse comportamento foi notado pela pessoa em si mesma, que tipo de situação... onde essa resposta agressiva foi bem sucedida?
FAZER AS PAZES COM A GENTE MESMO!
No trabalho analítico podemos buscar os referenciais desse comportamento em suas primeiras memórias de pessoas relevantes em situações similares... por exemplo.
Não achando, se busca a lembrança de onde esse comportamento foi notado pela pessoa em si mesma, que tipo de situação... onde essa resposta agressiva foi bem sucedida?
FAZER AS PAZES COM A GENTE MESMO!
Seguindo na investigação: se busca comparar o estado emocional dessa pessoa naqueles tempos (quando admirava alguém agressivo ou quando ela era agressiva e eficiente em seu resultado obtendo atenção e outros ganhos secundários) e contrapomos a possibilidade de a pessoa admirada e a sua própria agressividade serem relevantes NA ÉPOCA INFANTIL em que ela tinha POUCAS HABILIDADES para lidar com outras respostas!
Que essa mesma criança que ela foi, poderia aprender essas novas ferramentas se tivesse oportunidade na época e que essa pessoa hoje tem a oportunidade de proteger aquela criança interior e conseguir novos resultados com outras habilidades sociais...
Percebe... esse exemplo é uma simplificação da RESSIGNIFICAÇÃO tanto falada na psicologia.
O que acha?
Que essa mesma criança que ela foi, poderia aprender essas novas ferramentas se tivesse oportunidade na época e que essa pessoa hoje tem a oportunidade de proteger aquela criança interior e conseguir novos resultados com outras habilidades sociais...
Percebe... esse exemplo é uma simplificação da RESSIGNIFICAÇÃO tanto falada na psicologia.
O que acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário