Pular para o conteúdo principal

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!


Gostaria de falar sobre esta postagem:


Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo.

Tudo bem até aí?

Só que não.

Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO!

A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos.

Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando, segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual!

Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto como uma forma de amor próprio, que é essencial para o bem-estar psicológico e a realização pessoal.

Pense na quantidade de pessoas com baixa autoestima REPRIMINDO seu amor próprio por MEDO de ser taxada ou se tornar "narcisista"!

NARCISISMO É UMA DESCRIÇÃO DE UM TRAÇO NATURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO!

A questão é que o mau uso do termo associou com uma conduta exclusivamente patológica.

Freud usou a expressão do psiquiatra Paul Näcke, que se inspirou na lenda mitológica de Narciso e Eco. Freud entende (diferente de Näcke) que todos precisamos de um exercício narcísico pra desenvolver auto estima, auto cuidado e amor próprio... Chamado "Narcisismo Primário"! Freud acreditava que não tinha como ser diferente.

Melanie Klein foi uma grande psicanalista austríaca-britânica considerada uma figura primordial no desenvolvimento da teoria das relações objetais e desenvolveu uma teoria sobre o narcisismo diferente da de Freud. Para Klein, o bebê já estabelece uma relação de objeto desde o nascimento, e o narcisismo não é uma fase isolada, mas um estado que persiste ao longo da vida. Klein também introduziu os conceitos de posição esquizo-paranoide e posição depressiva, que são modos de funcionamento psíquico relacionados ao narcisismo.

Para Klein, o narcisismo nunca é superado completamente em uma pessoa saudável, e as posições esquizo-paranoide e depressiva se alternam ao longo da vida, dependendo do grau de ansiedade e de defesa do indivíduo. O narcisismo saudável seria aquele que permite ao indivíduo manter um equilíbrio entre as suas necessidades e as dos outros, sem negar a realidade nem se isolar do mundo.

Outro grande autor Psicanalista foi Donald Woods Winnicott!  Winnicott foi um renomado pediatra e psicanalista inglês que fez importantes contribuições para a psicanálise e desenvolveu teorias inovadoras sobre o desenvolvimento infantil. Propôs uma visão original sobre o narcisismo, onde o narcisismo não é uma fase do desenvolvimento, mas um estado que persiste ao longo da vida, dependendo da qualidade da relação entre o bebê e o ambiente. 

Hoje se usa narcisista com uma forte carga patologizante no termo como sinônimo de afeto patológico por si mesmo.

O verdadeiro nome disso é "Transtorno de personalidade Narcísica"!

Traços narcísicos TODO MUNDO TEM!

DITO ISSO: O que diferencia o 
"Transtorno de personalidade Narcísica" do "Transtorno de Personalidade dissocial"?????

O mais próximo da descrição do texto do autor é o CID-10: F60.2 - "Transtorno de Personalidade dissocial" que é caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros

Existem diferenças
 relevantes entre o que se avalia com "Transtorno de Personalidade dissocial" (Psicopata) e o "Transtorno de personalidade Narcísica".

Embora ambos compartilhem algumas características em comum, como egoísmo, manipulação e falta de empatia, MAS, eles também têm características distintas que os separam. Por exemplo:

N - O narcisismo gira em torno da busca de validação pessoal;

P - Já os
 psicopatas se relacionam com comportamentos antiéticos, incluindo danos a outros;

N - Os narcisistas têm um senso desproporcional de seu próprio valor e uma necessidade excessiva de admiração;

P -  Psicopatas são mais frios e calculistas e não se importam com a opinião dos outros, inclusive, muitos preferem ficar sem ser notados;

N - Narcisistas têm um ego frágil que é facilmente ferido pelas críticas;

P - Psicopatas têm um ego forte que os torna resistentes ao estresse (não entram em pânico) e à culpa;

N -  EXISTE ASPECTOS SAUDÁVEIS NO COMPORTAMENTO NARCÍSICO! Você usa essa parte saudável com regularidade! narcisismo só não é SAUDÁVEL no Transtorno Narcísico.

P - A Psicopatia NÃO TEM ASPECTO SAUDÁVEL nenhum! Não tem gradação.

N - MESMO a pessoa com "Transtorno de personalidade Narcísica" tem algum grau de empatia cognitiva, ou seja, a capacidade de entender os sentimentos dos outros, mas, podem não ter empatia afetiva, ou seja, a capacidade de compartilhar esses sentimentos.

P - Os psicopatas, por outro lado, não têm empatia. Não 
tem empatia cognitiva, ou seja, tem dificuldade de entender os sentimentos dos outros, e não tem empatia afetiva, ou seja, não é capaz de compartilhar esses sentimentos. Pode descrever o que faz... mas não encontra palavras para seus próprios sentimentos. Em geral é INDIFERENTE.

Portanto, nem todo psicopata é narcisista. Da mesma forma, nem todo narcisista é psicopata.

Esses dois transtornos são complexos e requerem uma avaliação profissional para serem diagnosticados corretamente.

Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São