Pular para o conteúdo principal

O que muda com a meditação?

O que muda com a meditação?

Luciano Ribeiro
por  para a "Papo de homem"
em 05/05/2013 às 12:55 | Mente e atitudePdH Shots
Já tocamos algumas vezes o assunto aqui no PapodeHomem e uma das perguntas que mais aparecem é “quais os resultados da meditação?”. Para nós é um pouco difícil responder, afinal, não somos professores e nunca nos dedicamos exclusivamente a isso por tempo suficiente para termos uma resposta certeira, que realmente faça sentido.
Peter Seidler é um fotógrafo que decidiu fotografar o antes e o depois de pessoas que entrariam em um retiro de um mês de meditação.
No primeiro dia, o fotógrafo pediu que a pessoa posasse diante de um fundo neutro e pensasse quais os seus objetivos ao participar do retiro. Aproximadamente um mês depois, chamou as mesmas pessoas e pediu para que elas pensassem no que a experiência do retiro significou para elas.
O resultado você pode observar nas fotografias abaixo.
02beforeafterF 01beforeafterF03beforeafterF04beforeafterF05beforeafter06beforeafterF07beforeafterF08beforeafterF
Se você viu alguma coisa nessas imagens e acha que pode fazer sentido experimentar a prática por algum tempo, sugiro começar por aqui.

Vimeo | YouTube | Áudio em MP3 para download (clique com o botão direito e selecione “Salvar link como…”)
Luciano Ribeiro

Editor do PapodeHomem, designer de produtos, apaixonado por ilustração, fotografia e música. Ex-vocalista da banda Tranze (rock’n roll). Escreve, canta, compõe e twitta pelo @lucianoandolini.

Outros artigos escritos por 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.