"Zafu Blog": Como liberar sua força interior com a Meditação

Postado no "Zafu Blog":

Como liberar sua força interior com a Meditação

....ricordo dell'Estate.....
Por Sangeetha Saran
Todos nós passamos por momentos em que nos sentimos sobrecarregados por um trauma, estresse ou uma perda em nossas vidas. O que faz com que uma pessoa persevere e supere os obstáculos, enquanto outra desiste ao primeiro sinal de fracasso? Muitas aulas de yoga estão cheias de alunos que estão desenvolvendo sua força interior para lidar com o estresse. É provavel que não sejam as circunstâncias estressantes, mas a maneira como reagimos a elas e as soluções que descobrimos que determinam o resultado final. Enquanto cada um de nós nasce com certos traços de personalidade, podemos aprender a partir de Yoga e meditação como sermos mais resistentes ao abraçar novas oportunidades, estarmos abertos a desafios e aprender com os nossos erros.
 
Nossas experiências de vida, as nossas circunstâncias e nossos sistemas de crenças determinam parcialmente nossa capacidade de nos recuperarmos das adversidades e nós temos pouco controle sobre alguns desses fatores. No entanto, a nossa força interior, ou resiliência, é uma história diferente. Nós determinamos como queremos interpretar os acontecimentos em nossas vidas, e nosso estado emocional é o resultado dessas decisões. Felizmente, podemos aprender as habilidades necessárias para lidar com a mudança, e uma delas é a meditação.

A meditação ajuda a construir a resiliência e a liberação força interior de várias maneiras:
• Ela nos proporciona um senso de conexão e nos ajuda a separar o medo da perda ou dor.
• Abre o coração e traz uma sensação de liberdade.
• Ela ajuda-nos a ver o trauma e a perda como parte de um processo de purificação.
• Incentiva a perseverança e a dedicação.
• Baseia-se na compaixão e  na conscientização.
• Ela nos permite atingir um estado de rendição e aceitação.
• Ela leva a um senso de propósito e realização.

A meditação serve como uma metáfora para a própria vida. Não só exige  o desenvolvimento de dedicação e auto-controle, mas também ilustra o valor de trabalhar para atingir metas de longo prazo. O conhecimento que pode sugir em meio a momentos de dúvida e do medo é uma lição inestimável. Henry David Thoreau expressa o valor de liberação da força interna, dizendo:

 “O que está por trás de nós e 
o que está diante de nós são questões mínimas em comparação 
com o que vive dentro de nós.”

As respostas estão dentro de nós e a meditação é a chave que abre a porta.

Nenhum comentário:

"4 características de pais e mães 'tóxicos', segundo os psicólogos Camila Saraco e Joseluis Canales"

Pais desempenham um papel fundamental na vida de uma pessoa. Não apenas são responsáveis em suprir as necessidades físicas de seus filhos, c...