Pular para o conteúdo principal

Meditação supera dança para harmonizar corpo e mente


Os resultados oferecem novas pistas sobre o mistério da conexão

 mente-corpo e realçam o valor da meditação como terapia
 [Imagem: University of California/Berkeley]

Sintonia mente-corpo

Praticantes da meditação Vipassana, ou meditação da mente alerta, têm uma conexão mente-corpo mais forte do que aquela experimentada por dançarinos de balé clássico ou praticantes de dança moderna.

O estudo, realizado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que os bailarinos profissionais de balé e os dançarinos de música moderna não estão tão emocionalmente em sintonia com seus corpos como estão as pessoas que praticam regularmente a meditação.

Observar em julgar

Os pesquisadores compararam as emoções dos dançarinos e meditadores com ritmos corporais, como a respiração e o ritmo cardíaco. Os participantes tinham entre 18 e 40 anos de idade.

Eles descobriram que os dançarinos que dedicam muito tempo e esforço para desenvolver a consciência e o controle preciso sobre seus músculos não têm uma conexão mente-corpo mais forte do que a maioria das outras pessoas.


Por outro lado, os praticantes experientes da meditação da mente alerta - uma técnica focada na observação de respiração, dos batimentos cardíacos, dos pensamentos e dos sentimentos, sem qualquer julgamento - apresentaram o maior vínculo entre mente e corpo.

"Todos nós falamos sobre as nossas emoções como se elas estivessem intimamente ligadas aos nossos corpos - como 'chorar de raiva' ou 'explodindo o coração de alegria'," explica Robert Levenson, principal autor do estudo. "Nós queríamos medir com precisão essa conexão, e descobrimos que ela é mais forte entre os meditadores."

Meditação como terapia

Os resultados oferecem novas pistas sobre o mistério da conexão mente-corpo.

Estudos prévios têm vinculado a dissociação entre mente e corpo a várias doenças médicas e psiquiátricas.

Segundo os pesquisadores, cada vez mais a meditação da mente alerta está sendo usada para tratar problemas físicos e psicológicos.

"Acreditamos que alguns destes benefícios para a saúde derivam da capacidade da meditação em aumentar a associação entre a mente e o corpo na emoção," disse Levenson.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.