Pular para o conteúdo principal

Viagem ao Japão: 01 – Tokyo & Sojiji (Yokohama)



Kirigaya-ji, depois do serviço memorial

Em setembro deste ano, viajei para o Japão para realizar as formalidades de Zuise nos dois templos-sede da nossa tradição, o último passo no processo de reconhecimento como monja plenamente formada como “oshô”, habilitada como Professor do Darma (Sensei) e autorizada a tornar-se abadessa de um templo oficialmente reconhecido.

Chegando no Japão, fui recebida no Templo Kirigaya-ji, cujo abade é o Rev. Junryû Kuroda, Roshi. Irmão mais novo do mestre Zen Maezumi Roshi (professor de ordenação da Monja Coen, a minha professora de ordenação), ele tem sido uma pessoa importante para o Zen ocidental devido ao seu apoio a muitos monges estrangeiros – inclusive eu. Cultivo imensa gratidão por todos os tipos de ajuda que ele tem me oferecido durante os anos do meu treinamento.

Na manhã seguinte, pude ajudar num serviço memorial; após, tiramos uma foto do grupo.

Em seguida, o Kono-san (monge do Kirigaya-ji que é amigo nosso e que passou alguns anos ajudando no Templo Busshinji em São Paulo) gentilmente me levou até o Templo-sede Sojiji, onde pude ser “abadessa por uma noite”, conforme relatado no texto sobre esta formalidade chamado Zuise.


Foto oficial - Cerimônia de Zuise no Sojiji - Onoda Roshi, Monja Isshin e Kono-san

Fiquei muito feliz e honrada com a presença do meu professor de transmissão, Onoda Roshi, na cerimônia.
Mais ainda, quase 10 anos atrás, tive a honra de estar presente na cerimônia de Zuise do Kono-san (tenho a foto comigo até hoje) e, por isso, foi muito importante para mim poder ter a presença dele na minha cerimônia.

Terminado o cerimonial de Zuise, o meu professor me levou num pequeno “tour” da região central do Tokyo num “Sky Bus”. Finalizamos o passeio almoçando junto com uma de suas filhas, que trabalha em Tokyo.

Para ver as fotos desta etapa da viagem com legendas explicativas, visite o álbum no PicasaWeb.





先生ありがとう

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.