Lista de vieses cognitivos
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Um viés cognitivo (ou tendência cognitiva) é um padrão de distorção de julgamento que ocorre em situações particulares, levando à distorção perceptiva, ao julgamento pouco acurado, à interpretação ilógica, ou ao que é amplamente chamado de irracionalidade.
Implícito no conceito de um “padrão de desvio” está também o objeto de comparação, ou o que é esperado; isso pode ser o julgamento de pessoas que estão fora das situações em específico, ou pode ser um aglomerado de fatos verificáveis de modo independente.
Uma lista longa e em constante crescimento de vieses cognitivos tem sido identificada nas últimas seis décadas de pesquisas acerca do julgamento humano e tomada de decisões na ciência cognitiva, na psicologia social e na economia comportamental.
Vieses cognitivos são presumidamente adaptativos (resultado do processo de adaptação do ser humano), por exemplo, visto que levam a ações mais efetivas em determinados contextos, ou possibilitam decisões mais rápidas quando estas são de maior valor (conhecidos como heurística). Outros presumidamente resultam de uma falta de mecanismos mentais apropriados (racionalidade cerceada), ou simplesmente de falta de clareza mental ou de distorções de mesma natureza.
Existem MUITAS controvérsias sobre como classificar esses vieses ou como explicá-los. Alguns deles são consequências de nossos usos de processamento de informações (ou seja, atalhos mentais), chamados de heurística, que o cérebro usa para produzir decisões ou julgamentos. Tais efeitos são chamados tendências cognitivas. Os vieses têm uma variedade de formas e podem ser vistos como vieses cognitivos ("frios"), tais como ruído mental, ou vieses cognitivos motivacionais ("quentes"), tais como quando as decisões são distorcidas por crenças e desejos.
Também há controvérsias quanto ao facto de algumas destas tendências serem sempre inúteis e irracionais ou se são comportamentos úteis. Por exemplo, quando conhecem alguém, as pessoas tendem a fazer perguntas importantes que parecem favorecer e confirmar suas suposições sobre a pessoa. Esse tipo de viés de confirmação pode ser visto como um exemplo de habilidade social.
Tomada de decisões e vieses comportamentais
Muitos dos vieses afetam a formação de crenças, decisões de negócios e financeiras e o comportamento humano em geral. Eles emergem como resultados replicáveis em condições específicas. Quando confrontado com situações específicas, o desvio pode normalmente ser caracterizado como:
Efeito de ambiguidade — tendência de evitar opções nas quais a falta de informações faz com que a probabilidade pareça "desconhecida".
Efeito de ambiguidade — tendência de evitar opções nas quais a falta de informações faz com que a probabilidade pareça "desconhecida".
Ancoragem ou focalismo — tendência a confiar demais, ou "ancorar-se", em uma referência do passado ou em uma parte da informação na hora de tomar decisões.
Viés atencional — tendência de prestar atenção a estímulos emocionais dominantes em seu ambiente e negligenciar dados relevantes ao fazer julgamentos de correlação ou associação.
Heurística de disponibilidade — tendência na qual as pessoas predizem a frequência de um evento, baseando-se no quão fácil conseguem lembrar de um exemplo.
Escalada irracional de compromisso - persistir em uma decisão/ação que gera prejuízo, por já ter investido muito nessa decisão, apesar das evidências do erro.
Cascata de disponibilidade — um processo de autorreforço no qual uma crença coletiva ganha mais e mais plausibilidade por meio da crescente repetição no discurso público (ou "repita algo mil vezes e ele torna-se verdadeiro").
Backfire effect (ou Efeito tiro pela culatra) — quando as pessoas reagem refutando evidências pela força de suas crenças.
Efeito adesão — a tendência de fazer (ou acreditar) em coisas porque muitas outras pessoas fazem (ou acreditam) na mesma coisa.
Falácia da probabilidade de base — a tendência de basear julgamentos em especificidades, ignorando informações estatísticas gerais.
Viés da crença — efeito onde a avaliação da consistência lógica do argumento é influenciado pela credibilidade da conclusão.
Viés do ponto cego — a tendência de ver-se menos enviesado que outras pessoas ou identificar mais vieses cognitivos nos outros que em si próprio.
Viés pró-escolha — a tendência de lembrar que suas decisões foram melhores do que elas realmente foram.
Ilusão de agrupamentos — a tendência de pensar que eventos aleatórios que ocorrem em aglomerados não são eventos realmente aleatórios.
Viés de confirmação (ou tendência de confirmação) — tendência das pessoas de procurarem ou interpretarem informações de forma que estas confirmem suas crenças ou hipóteses.
Viés da congruência — a tendência de testar hipóteses exclusivamente através de testes diretos ao invés de testar possíveis hipóteses alternativas.
Viés de sobrevivência — é a tendência de se concentrar nas pessoas ou coisas que passaram por um processo de seleção e ignorar as que não passaram, tipicamente por falta de visibilidade, o que pode levar a várias conclusões falsas. É uma forma de viés de seleção.
Falácia da conjunção — a tendência para assumir que condições específicas são mais prováveis do que as condições gerais.
Conservadorismo (Bayesiana) — a tendência de revisar crenças insuficientemente quando se apresenta nova evidência (estimativas de probabilidades condicionais são conservadoras).
Efeito Contraste — aumento ou diminuição de uma medida quando comparando com algum objeto contrastante recentemente observado.
Maldição do Conhecimento — quando pessoas mais bem informadas de algum assunto acham extremamente difícil de se pensar no tema sob a perspectiva de pessoas com menor conhecimento sobre o mesmo tópico.
Efeito de dominância assimétrica — a preferência de escolha muda quando existe uma terceira opção que é assimetricamente dominada.
Efeito da denominação — a tendência de gastar mais dinheiro quando o temos em pequenas quantidades (por exemplo: moedas) ao invés de grandes quantidades (por exemplo: notas).
Viés da distinção — tendência de ver duas opções de forma diferente quando avaliando-as simultaneamente do que quando avaliando-as separadamente.
Vácuo da empatia — a tendência de subestimar a influência ou força dos sentimentos, em si próprio ou em outros.
Efeito dotação — é tendência na qual as pessoas muitas vezes exigem muito mais para desistir de um objeto do que eles estariam dispostos a pagar para adquiri-lo.
Efeito Dunning-Kruger — tendência de pessoas pouco qualificadas de superestimarem suas próprias habilidades.[1]
Essencialismo — categorizar pessoas e coisas de acordo com sua natureza essencial, apesar das variações.
Expectativa exagerada — com base em estimativas, no mundo real a evidência acaba sendo menos extrema que nossas expectativas (condicionalmente inverso do viés do conservadorismo).
Viés da expectativa — a tendência de experimentadores de acreditar, certificar e publicar dados que concordam suas expectativas para o resultado de uma experiência e desacreditar e descartar ponderações correspondentes que aparecem em conflito com essas expectativas.
Viés de proporcionalidade — é a tendência inata das pessoas em assumir que grandes eventos têm grandes causas. Pode explicar a tendência das pessoas de acreditarem em teorias da conspiração.[2][3]
Efeito do falso consenso — a tendência de alguém exagerar no quanto outras pessoas concordam com ela.
Vieses em probabilidade e em crenças
Estereótipo — esperar que um membro de um grupo tenha certas características sem ter informações reais sobre esse indivíduo.
Pareidolia — a tendência de perceber um estímulo vago e aleatório (geralmente uma imagem ou um som) como algo significativo, por exemplo, ver imagens de animais ou faces em nuvens.
Vieses sociais
Efeito Forer (também conhecido como efeito Barnum) — a tendência de creditar altos níveis de precisão a descrições de personalidades que supostamente foram adaptadas ao observador, mas são na verdade vagas e gerais o suficiente para se aplicar a uma grande gama de pessoas. Por exemplo, horóscopos.
Projeção — a tendência de inconscientemente presumir que as outras pessoas compartilham dos mesmos estados emocionais, pensamentos e valores atuais próprios.
Viés da autoconveniência — a tendência de reivindicar mais responsabilidade pelos sucessos do que pelas falhas. Este viés também pode se manifestar como a tendência de avaliar informações ambíguas de uma forma benéfica a interesses próprios.
Viés econômico - A aplicação do conceito do Efeito Dunning-Kruger e do Viés da autoconveniência na economia e em outras ciências sociais relacionadas.
Efeito de líder de torcida — tendência que leva pessoas a considerar indivíduos mais atraentes quando estão em um grupo.
Efeito de homogeneidade de exogrupo — tendência de ver pessoas de outro grupo como iguais e homogêneas ao mesmo tempo que vê pessoas do próprio grupo como diferentes e heterogêneas.
Erros de memória
Confabulação — é a confusão da imaginação com a memória, ou a confusão entre memórias verdadeiras e falsas.
Sugestionabilidade — é a qualidade de estar disposto a aceitar e agir de acordo com a sugestão de outras pessoas.
Causas teóricas comuns de alguns vieses cognitivos
Ver também
Referências
↑ Kruger J, Dunning D (Dezembro 1999). «Unskilled and unaware of it: how difficulties in recognizing one's own incompetence lead to inflated self-assessments». Journal of Personality and Social Psychology. 77 (6): 1121–34. CiteSeerX 10.1.1.64.2655. PMID 10626367. doi:10.1037/0022-3514.77.6.1121
↑ Leman PJ, Cinnirella M (2007). «A major event has a major cause: Evidence for the role of heuristics in reasoning about conspiracy theories». Social Psychological Review. 9 (2): 18-28
↑ Buckley, Thea. «Why Do Some People Believe in Conspiracy Theories?». Scientific American. Consultado em 26 de julho de 2020Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «List of cognitive biases», especificamente desta versão.
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