Com traje biônico, mulher paraplégica completa maratona
Claire Lomas é a primeira pessoa da história a finalizar uma maratona usando um traje biônico que movimenta suas pernas
Britânica finalizou maratona com auxílio do ReWalk, traje biônico desenvolvido por pesquisador israelense
São Paulo – Claire Lomas, de 32 anos, completou ontem a Maratona de Londres, 16 dias depois da largada, que aconteceu no dia 22 de abril. Isso porque Claire é paraplégica e só conseguiu participar do evento utilizando um traje biônico, o ReWalk.
Claire sofreu um grave acidente de cavalo em 2007 e os ferimentos tiraram dela o movimento das pernas. E foi graças ao traje, inventado pelo israelense Amit Goffer, que a britânica conseguiu finalizar a maratona, tornando-se a primeira pessoa da história a realizar o feito.
ReWalk
O ReWalk é uma espécie de exoesqueleto que permite que a pessoa com dificuldades para movimentar as pernas possa se levantar, caminhar, subir e descer escadas. Através de botões, o usuário consegue regular o tipo de atividade que será feita, isto é, se irá apenas caminhar ou subir um lance de escadas, por exemplo.
Sensores e um pequeno computador ficam com a tarefa de detectar mudanças de equilíbrio e peso, que indicam o que o usuário está tentando fazer. Uma vez que detectada qual a intenção de movimento, os dispositivos então mexem as pernas da pessoa.
Produzido pela ArgoMed, o traje estará disponível para venda a partir do próximo semestre. No vídeo abaixo, feito pela própria empresa, é possível ver o ReWalk em ação. (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário