Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Todo o Brasil está se mobilizando para transformar o dia 19 de maio no Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Só os bancos de leite podem fazer a pasteurização.

O leite materno é aquecido durante meia hora, a 62°C. A temperatura do resfriamento também é controlada. Isso garante um leite livre de bactérias e vírus.  Na pasteurização, pode se eliminar seis milhões de colônias de bactérias.
 


O Banco de Leite do HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS, fundado em 1987, executa atividade de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano para posterior distribuição aos bebês internados em unidades neonatais.

O hospital ainda é integrante da “Comissão Gaúcha de Incentivo à Coleta Externa”, que propõe uma série de iniciativas para aumentar o número de doadoras. Uma dessas medidas é buscar parceria com o Corpo de Bombeiros, que disponibilizaria os carros para transportar o leite arrecadado até os bancos de leite dos hospitais responsáveis por todo o processo de tratamento do alimento.


Quem pode doar

Qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode fazer a doação.


Em Porto Alegre, existem quatro bancos de leite nos quais a mãe pode comparecer:

º Hospital Fêmina, 

º Hospital Presidente Vargas, 

º Santa Casa e Conceição.

Vantagens do Aleitamento Materno para o bebê

— protege contra infecções respiratórias, digestivas e urinárias;

— protege contra diabetes, doença celíaca, cáries e má formação dentária;

— auxilia no desenvolvimento da fala, da dentição e da estrutura facial;

— melhora o desenvolvimento mental e dá maior equilíbrio emocional.



Como é feita a COLETA de leite materno para doação?

 

Embora em alguns bancos de leite haja o uso de bombinhas elétricas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a ordenha seja manual, para que haja menos chance de contaminação. A coleta pode ser feita no próprio banco de leite ou em casa -- dependendo do caso, alguém buscará o leite uma vez por semana. São necessários alguns cuidados especiais durante a ordenha, como: 

• Usar lenço ou touca de banho nos cabelos na hora da coleta (para não cair cabelo na hora);• Usar máscara ou uma fralda de pano no rosto ( para não correr o risco de pingar suor ou saliva);• Evitar conversar durante a ordenha (coisa de ficar atento só a ordenha... é um momento de cuidado e carinho... merece atenção);
• Lavar as mãos e o antebraços com água e sabão, até os cotovelos, manter as unhas curtas e limpas;
• Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml);
• Usar recipiente esterilizado, de boca larga, para recolher o leite (frascos de vidro de maionese, de café solúvel ou similares são ótimos, é só seguir os cuidados do fim do post * );
• Guardar o leite coletado imediatamente no congelador;
• Não encher demais o recipiente.



Como preparar o frasco e copo para esterilização

  • Retirar rótulo e cola do frasco;
  • Retirar papel de dentro da tampa (se tiver);
  • Lavar o copo, vidro e a tampa com detergente neutro;
  • Enxaguar bem em água corrente;
  • Ferver em água comum por 10 minutos em uma panela;
  • Escorrer a água da fervura;
  • Colocar o copo, frasco e tampa de boca para baixo sobre um pano limpo para escorrer;
  • Fechar o frasco após secagem completa;
  • Utilizar o frasco em até 7 dias após a esterilização;
  • O copo é utilizado a cada ordenha para colher o leite.




Vamos divulgar?!!!

Gasshô!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.