Pular para o conteúdo principal

MayThe4thBeWithYou... Feliz dia do fã de Star Wars


Hoje é um grande dia para os amantes de Star Wars. Nesta sexta-feira, 4 de Maio, é comemorado o “Star Wars Day”, dia oficial da saga de Guerra nas Estrelas.
Na verdade, a data não tem nada a ver com a sequência filmada por George Lucas. O dia 4 de maio foi eleito como “Star Wars Day” por conta de um trocadilho com o bordão principal do filme: “Que a força esteja com você”. Em português, a brincadeira não faz nenhum sentido, mas em inglês, a célebre frase "May the force be with you" soa parecido com "May the fourth", que em português significa “quatro de maio”.
No mundo todo, os fãs da série comemoram a data assistindo novamente todos os filmes da saga e incorporam seus personagens preferidos no filme, vestindo as fantasias do vilão Darth Vader, dos Stormtroopers ou da princesa Leia. O primeiro filme da série Star Wars, porém, só foi lançado no dia 25 de maio de 1977.
Na Internet
No Twitter, as hashtags #maythe4thbewithyou e #starwarsday estão entre as mais comentadas por fãs de toda a galáxia que aproveitam a data para discutir fatos curiosos sobre os filmes da série. Na página oficial da saga, é possível descobrir várias curiosidades sobre a cronologia do filme através da timeline.
Curiosidades
35 anos após o lançamento do primeiro filme, a saga de Guerra nas Estrelas ainda esconde segredos que apenas os fãs mais atentos e curiosos conhecem.
- O primeiro filme de Guerra nas Estrelas foi recusado pela ‘Universal Studios’, porque o estúdio achou que ele era improduzível. A 20th Century Fox, mesmo sem apostar muitas fichas no roteiro e no filme, topou produzí-lo. Pagou apenas 200 mil dólares para George Lucas escrevê-lo e filmá-lo. Em troca, concedeu a ele os direitos das continuações e o mechandising. O filme rendeu inesperados 461 milhões de dólares a partir de um orçamento de 13 milhões.
- Os cinco episódios de Star Wars renderam US$ 3,2 bilhões. Em licenciamento de produtos e merchandising foram US$ 9 bilhões. No Brasil, o primeiro episódio teve 3,5 milhões de espectadores.
- No primeiro roteiro de Guerra nas Estrelas, George Lucas apresentava Luke Skywalker como uma garota que iria resgatar o irmão. A ideia foi abandonada e, em seguida, surgiu uma mais estranha ainda: Luke seria um anão que exploraria um mundo repleto de gigantes. A versão definitiva do roteiro só ficou pronta em 1976, um ano antes do lançamento do filme.
- O famoso ET (sim, aquele do filme “E.T. – O Extraterrestre”) aparece duas vezes no filme “A Ameaça Fantasma”. A primeira durante uma sessão no “Senado intergaláctico” e depois, quando a comitiva da princesa Amidala chega a Tatooine.
- O idioma falado pelos Jawas existe de verdade, e é um dialeto dos zulus africanos, só que rodado de forma mais acelerada.

- Qual a frase mais dita no filme?
Mesmo a saudação Jedi sendo a mais famosa em todo o mundo, a frase mais proferida em Star Wars é “I have a bad feeling about this” (tenho um mau pressentimento sobre isso), que inclusive aparece em outros projetos que envolvem George Lucas, como o último filme da série Indiana Jones e jogos da Lucas Arts.
- Para filmar o campo de asteroides em “O Império Contra-ataca”, a equipe de Lucas utilizou batatas com casca.
- O visual de C3-PO foi inspirado no androide feminino de Metropolis, de Fritz Lang.
- Logo após a estreia do primeiro filme, o ator Mark Hamill (Luke Skywalker) sofreu um acidente de carro e ficou em coma. Por conta das cicatrizes em seu rosto, Lucas incluiu a sequencia em que Skywalker é atacado por um animal no planeta gelado Hoth.
- Inspirada pelo capacete alemão da Segunda Guerra Mundial e por máscaras de gás, a armadura de Darth Vader – e também todo visual da primeira trilogia – é fruto do designer Ralph McQuarrie, que faleceu em 3 de março deste ano. Originalmente, a armadura tinha um acabamento fosco, que foi substituído por um visual “Black piano” no segundo filme da série.
- O Episódio 1, A Ameaça Fantasma, foi o último filme da série filmado com película. Os dois últimos episódios já foram convertidos totalmente para o processo digital.
Como há muita coisa a ser dita sobre Star Wars, principalmente curiosidades e bastidores, compartilhe seu conhecimento sobre a saga nos comentários.


Redação O POVO Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.