Pular para o conteúdo principal

Retiro Zen em Belo Horizonte



Centro de Retiros Nalandarama - Belo Horizonte


Sesshin Introdutório De Meditação Zen – 28 A 30 De Setembro


Orientador: Rev. Gensho da Comunidade Daissen Zendo de Florianópolis


Um Sesshin (retiro) é uma oportunidade de clarificar e aprofundar o que é realmente essencial para cada um de nós. Num retiro zen buddhista, tentamos criar as condições exteriores e interiores que nos permitem afastar a agitação e dispersão de nossa mente. O ambiente envolvente, com práticas de zazen (meditação), orioky (refeições formais), voto de silêncio, palestras e caminhadas meditativas.

Um sesshin oferece a oportunidade de experienciar a vida de uma forma mais leve e receptiva. Ao estarmos mais atentos e conscientes de tudo, das nossas relações e interdependência com os outros, refinamos a habilidade de vivermos no “aqui e agora”.

♦ 27/09 – praticantes podem chegar a qualquer hora do dia, a partir das 14hs; 19h00 será servida uma refeição leve.

♦ 28/09 – 9h00: abertura oficial do workshop – confira programa

♦ 29/09 – até as 9h00: entrada para aqueles que não podem chegar na sexta. Contate-nos sobre essa opção.

♦ 30/09 – 11h00: término oficial do workshop e almoço

♦ Contribuição: 280,00 se feito isoladamente / 240,00 se feito conjuntamente com o módulo anterior ou com o seguinte ~ os dois módulos ficam, assim, por 480,00.



Ministrante: Reverendo Petrúcio Chalegre (Meihô Gensho) iniciou no Dharma através de Igarashi Roshi, em 1973, teve sua investidura leiga em 1992 com o nome de Meihô, sendo ordenado monge na forma limitada de ordenação particular em 2001, após passou para a orientação de Moriyama Roshi, de quem foi professor assistente, até que este também voltou para o Japão em 2005, foi então ordenado oficialmente pelo Sookan (Superior Geral) da América do Sul, Dosho Saikawa Roshi, monge da Soto Zen, em 2008 graduou-se Zagen na cerimônia de Hossenshiki (Combate do Dharma) tendo como Mestre o próprio Saikawa Roshi o qual lhe deu a Transmissão em 2011, o que o torna um dos seus sucessores, dirige a Comunidade Zen Budista de Florianópolis a qual tem grupos relacionados sob sua responsabilidade em Rio do Sul, Joinville, Rio de Janeiro, Itajaí, Maringá, Goiânia e Londrina. Na vida leiga atua como consultor de empresas de grande porte dirigindo uma empresa de consultoria em gestão.


Este sesehin faz parte do programa de nosso Retiro de Primavera, consistindo de 6 retiros curtos em sequência. Venha participar de qualquer um deles, parcial ou integralmente.
Características Gerais De Todos Os Módulos De Setembro/Outubro:


◊ Aulas diárias com a presença de um professor autorizado◊ Aulas opcionais de yoga em alguns dias
 
◊ Entrevistas individuais opcionais diariamente 
◊ Meditação em grupo e individual 
◊ Meditação opcional solitária na floresta (estilo birmanês) 
◊ Quartos individuais 
◊ A hospedagem está inclusa, mas sem roupa de cama ou banho. Se você quiser um cobertor inclua 50,00 no momento da inscrição. 
◊ 3 refeições vegetarianas diárias: café da manhã, almoço e janta leve 



Local: Centro de Retiros Nalandarama

Consulte-nos para mais detalhes do programa, esclarecimento e inscrição.

 Ou Faça sua inscrição agora!



Postado por Monge Genshô 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.