Pular para o conteúdo principal

Palestra gratuita online: entenda como utilizar a sabedoria corporal

Postado originalmente no http://zafu.blog.br/

Palestra gratuita online: entenda como utilizar a sabedoria corporal

Livro – Focalização: uma Via de Acesso a Sabedoria Corporal

Sinopse: Como toda nova e poderosa idéia, a Focalização não pode ser prontamente descrita em velhos termos. Ela nos move a um território desconhecido… É, ao mesmo tempo, um método e uma filosofia. Trata da sabedoria corporal, dos passos do método de focalização e de como descobrir a riqueza nos outros ao aprender a ouví-los, vislumbrando o potencial de um novo tipo de relacionamento e um novo tipo de sociedade…. Marilyn Ferguson Neste livro o leitor encontrará a abordagem desenvolvida por Eugene T. Gendlin, sobre a Focalização, o primeiro desdobramento metodológico da Filosofia do Implícito.
O objetivo desta obra é ensiná-lo a entrar em contato com um processo básico que flui em cada um de nós- a experienciação. Como organismos vivos que somos, estamos em uma interação com o mundo muito maior do que aquela que nossa consciência é capaz de registrar. Essa interação é primordial. A Focalização propõe uma maneira de articular nossas sensações com a nossa parte mais subjetiva, aquela anterior à lógica e que sabe, como todo organismo vivo, o que é melhor para si. Da relação entre essas partes, novas perspectivas se abrem. 
Eugene T. Gendlin, Ph.D
Eugene T. Gendlin, Ph.D. pela Universidade de Chicago, foi homenageado três vezes pela Associação Americana de Psicologia por ter desenvolvido a Psicoterapia Experimental. Recebeu o primeiro dos prêmios Psicológo notável do Ano do Departamento Clínico e um prêmio do departamento de Psicologia Filosófica. Ele e o Focusing Institute receberam prêmio do Departamento de Ciências Humanas em 2000. Gendlinfoi fundador e editor do jornal Psychoterapy: Theory, ResearchandPractice. Seu livro Focalização vendeu mais de 400 mil exemplares e foi traduzidopara doze línguas. Entre outras de suasobrasestão: Let your body interpret your dreams, focusing-oriented psychoterapy, Experiencing and the creation of meaning, Language beyound post-modernism: saying and thinking in Gendlin’s philosophy (organizadopor David Levin).
Gendlin publicou inúmeros artigos e é conhecido em todo o mundo como um dos maiores filósofos e psicólogos americanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.