Pular para o conteúdo principal

Índios convertem evangélico em ATEU...

Tem histórias que são inusitadas por demais...



Índios Pirahãs convertem missionário americano ao ateísmo

O curioso caso é relatado no livro "Don't Sleep there are Snakes", de Daniel Everett, 57, missionário americano que foi incubido de evangelizar a tribo Pirahãs na década de 70 e acabou convertido ao ateísmo. Segundo o sítio freethinker.co.uk, Everett, que é Linguista da Illinois Estate University, foi à floresta amazônica para levar a felicidade do cristianismo aos Pirahãs e acabou descubrindo que eles já eram felizes, mais até que ele próprio.

Ele chegou a traduzir a bíblia para o idioma dos nativos e fez leituras dos textos, tendo relatado que os indígenas tinham interesse pelas histórias, mas foi questionado se ele próprio havia presenciado alguma delas. Como nem ele, nem as pessoas que contaram as histórias para ele haviam presenciado aqueles fatos, Everett passou a questionar o texto sagrado e, com o passar do tempo, se declarou ateu.

Os Pirahãs acreditam que o mundo sempre foi como ele é hoje, que não há ser supremo e sua cultura não inclui mitos de criação. Eles são felizes sem deus, religião ou autoridade política.

A conversão ao ateísmo, entretanto, levou 19 anos para ser assumida e lhe custou um casamento e a ruptura de relações com dois de seus três filhos.

Uma entrevista de Everett à BBC radio 4 pode ser ouvida aqui, em MP3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.