Tenzo Kyokun foi compilado por
Dogen Zenji quando
ele tinha trinta e oito anos e vivia no templo Koshoji em Uji.
Este é um livro de instrução para o “Tenzo”, o monge
responsável por preparar as refeições em um templo Zen.
Quando Dogen Zenji tinha vinte e quatro anos de
idade, ele viajou para Song, na China na companhia de outro monge, Myozen, a
fim de buscar os ensinamentos verdadeiros do Budismo.
Dogen escreveu, “o Budismo tem sido ouvido no Japão
por muitos anos, mas quanto a preparar corretamente as refeições para aqueles
que estão em treinamento no Sala dos Monges, nunca se escreveu sobre isso,
ninguém nunca me ensinou sobre isso.” Assim como ele escreve em Tenzo Kyokun,
Dogen Zenji foi para Song na China, e a partir de seu encontro com diferentes
pessoas, percebeu que o trabalho de um Tenzo não difere da prática de zazen.
A seguinte história é uma experiência que Dogen
Zenji teve quando estava hospedado no templo Keitokuji, na província de
Chekiang, na China. A caminho de uma visita para seu companheiro de viagem, Myozen,
que estava se recuperando de uma doença, Dogen Zenji passou pelo Sala de Buda.
Lá ele viu um velho monge cujas costas estavam curvadas como um arco e cujas
sobrancelhas eram tão brancas como as penas de uma garça. O velho monge estava
secando cogumelos um por um sobre as telhas que cobriam o pátio.
Este tipo de responsabilidade em tal dia não teria
sido fácil mesmo para uma pessoa jovem, e para um velho monge beirando os
setenta isto deve ter sido especialmente difícil. O jovem monge, Dogen, ao ver
isso, sentiu pena e ao andar em direção ao velho homem perguntou, “Como está
você?”
Yung Tenzo apoiou sua ocupada mão o tempo suficiente
para responder, “Este ano eu completarei sessenta e oito.”
“Uma pessoa de sua idade não deveria estar
realizando este tipo de trabalho; por que você não arranja outra pessoa para fazê-lo?”
Dogen sugeriu com preocupação.
“Outros não são eu...“ Yung Tenzo respondeu
fortemente.
Dogen deve ter sentido como que se tivesse sido esfaqueado
no peito. “Sim, isto é verdade, mas por que você simplesmente não descansa por
um momento? Você não deve sobrecarregar seu corpo,” opôs-se Dogen
preocupadamente.
Yung Tenzo firmemente respondeu, “E por qual
outro tempo eu deveria esperar?” e continuou na sua tarefa.
Esta segunda flecha alojou-se em Dogen ainda mais
profundamente do que a primeira; estas palavras foram realmente jóias
preciosas, e cada palavra ressoou dentro dele.
Tendo sido abordado desta
maneira, Dogen sentiu-se indefeso para dizer algo mais. Posteriormente ele escreveu: “Desisti. Contudo, enquanto eu andava
pelo corredor, secretamente percebi quão importante função seu trabalho tem.”
“Outras pessoas não são eu.” Esta declaração define a
locação espacial de “aqui.” “E exatamente por que outra hora eu deveria
esperar” define a posição temporal de “agora.”
Não existe outro lugar para estar e outro alguém – só o aqui e esta manifetação;
Não existe outro tempo... não existe "mais tarde" –Só o agora.
Realidade é o lugar onde este “aqui” e este “agora”
se cruzam.
Nunca houve uma época na qual os altos e baixos da
vida tem sido tão violentos como os de hoje. Se esta expressão parece banal,
deixe-me revisá-la e dizer que nunca houve um período de mudança social e desenvolvimento
tão extremo como o de hoje. O futuro dourado com o qual se sonhava com o
período de rápido crescimento já tornou-se um conto de devaneio. A revolução
tecnológica não mudou simplesmente o processo de produção; ela acabou mudando,
antes que nós o soubéssemos, tudo – desde a estrutura da indústria até a
estrutura da sociedade. Há muitos que estão constantemente lamentando sobre os
infortúnios de sua queda devido a estas novas forças.
Consequentemente, todos querem saber quando, como, e
em qual direção o mundo irá mudar. Nós sabemos que se deixarmos um copo d’água
cair ele se quebrará, mas nós não sabemos em quantos pedaços ele irá se
quebrar. Exatamente da mesma maneira, ninguém sabe exatamente que tipo de
mudança irá ocorrer. O futuro incerto, os tempos já passados, e as pessoas ao
nosso redor são coisas das quais não podemos depender demais. Por isso, a coisa
mais importante a se adquirir é a habilidade de adaptar-se à qualquer mudança;
ou, mais precisamente, adquirir o senso de necessidade para ser o mestre de
qualquer situação, e livremente, de acordo com a nossa vontade, afetar o nosso
meio ambiente que muda momento após momento. Isto é nada mais do que
completamente consumir a nossa vida aqui e agora, que é a coisa mais certa
neste mundo incerto.
O Shobogenzo de Dogen nos ensina como realizá-lo.
Fonte: Site Soto Zen
Uma homenagem para a Sanga e Monja Isshin, pelo almoço beneficente de confraternização "CozinhaZen".
Uma homenagem para a Sanga e Monja Isshin, pelo almoço beneficente de confraternização "CozinhaZen".
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