Pular para o conteúdo principal

Aikidô!

Aikidoaikidô ou aiquidô[Nt 1][1][2] (em japonês: 合気道, transl. aikidō) é uma arte marcial criada no Japão na década de 1940 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador. Ueshiba concebeu o aiquidô a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com senseiSokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seitaOomoto-kyo, no Japão. 

O termo aikidô é composto por três caracteres kanji:
  • Ai : harmonia 合
  • Ki : energia 気
  •  : caminho 道
Não existe tradução correta para aikido. Aqui temos duas: "Caminho para harmonização de energia" e "Caminho para harmonia de energia". "Ki" é o mesmo que "Chi" do chinês. Estes termos são os que entram em energia. A energia que flui de cada ser.


  • O Aikido é uma arte marcial conhecida como Arte da Paz e da não-resistência,  permite a sua defesa pessoal por neutralização e reversão da força adversária;
  • A arte Aikido é uma arte mais moderna, baseada nas técnicas ancestrais japonesas
  • Sua prática traz vitalidade e harmonia para seu corpo, mente e espírito;
  • Pode ser praticada por homens e mulheres de qualquer idade;
  • Conheça melhor o Aikido e os benefícios que ele traz para sua saúde (nos endereços do fim da postagem)










  • Quer conhcer o Aikidô?  Já conhece o site da RS Aikikai?

    http://www.facebook.com/rsaikikai

    Comentários

    Vinicius Brasil disse…
    E para saber mais sobre o Aikidô acesse www.impressione.wordpress.com e boa leitura.

    Postagens mais visitadas deste blog

    ACALME-SE

    A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

    Escuta Compassiva.

    O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.