Por mais estranho que pareça...
"Um dos objetivos da prática é levar uma ‘vida confortável’.
Aprendendo a conviver com a realidade do aqui-e-agora, deixando de idealizar a vida como algo diferente.
É preciso experimentar as sensações: medo, frio, fome, alegria, entusiasmo, dor.
O grande segredo consiste em tirar a própria vida do reino dos sonhos, onde se encontra, e transferi-la para a imensa realidade que existe".
"A prática zen permite o desenvolvimento de sentimentos nobres através da vivência ou experimentação de outros considerados negativos.
Experimentar a raiva, por exemplo, pode levar à compaixão. Ao lidar com um sentimento negativo, devemos agir como as pessoas que procuram a perfeição no que fazem.
Por exemplo, ao escrever uma carta, devemos relê-la cada vez que acabamos um parágrafo, distanciando-nos da última ideia escrita e apreciando como esta se insere em relação ao todo, à ideia central da carta.
Assim devemos proceder em relação à raiva, à inveja, ao ciúme, aos ressentimentos. Necessitamos de nos distanciar deles e vê-los 'de longe', para perceber a sua real dimensão e importância”.
* Charlotte Joko Beck (27 de março, 1917 — 15 de junho, 2011) foi uma mestre Zen dos Estados Unidos e autora dos livros Everyday Zen: Love and Work (Zen diário: Amor e Trabalho) e Nothing Special: Living Zen (Nada em especial: Vivendo Zen).
Nascida na Nova Jérsey em 1917, ela estudou música no Oberlin Conservatory of Music e trabalhou por algum tempo como pianista e professora de piano. Ela casou-se e teve quatro filhos, então separou-se e trabalhou como professora, secretária e assistente num departamento de universidade.
Ela começou a praticar já com 40 anos com Hakuyu Taizan Maezumi em Los Angeles, e posteriormente com Yasutani Roshi e Soen Roshi. Por vários anos ela viajou de San Diego ao Centro Zen de Los Angeles. Tendo recebido a transmissão do Dharma de Taizan Maezumi Roshi, ela fundou a Escola Zen da Mente Comum (Ordinary Mind Zen School) e iniciou o Centro Zen de San Diego em 1983, servindo como sua principal mestra até julho de 2006. Viveu em Prescott, Arizona.
Beck faleceu a 15 de junho, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário