Pular para o conteúdo principal

Brasileiros e Budismos


Julia Hue, bio-arquiteta formada em Arquitetura e Urbanismo, é fotógrafa e já viveu na Índia, Espanha e França, além de ter visitado outros tantos países como Japão, Sri Lanka, Turquia, Grécia, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Áustria, além do próprio Brasil. 




Aqui ela descreve um encontro com o Budismo e uma etapa de sua busca pessoal:  Tao Tien

(...)

Era algum dia de março de 2007. Eu havia pedido demissão do meu confortável emprego numa mega multinacional onde havia trabalhado por dois anos e queria fazer um retiro de alguns dias antes de me mudar para a França. Um amigo na época lembrou-se deste lugar que, embora ele mesmo nunca tenha ido, tinha ouvido coisas sensacionais a respeito. 
Este lugar chama-se Tao Tien, retiro para onde eu acabaria voltando muitas outras vezes, inclusive para morar por seis meses no ano seguinte. Mal sabia eu que estava prestes a conhecer a família que se tornaria essencial neste meu caminho. 
Eu lembro direitinho: era de tarde e eu estava lá na Avenida Perdizes, em São Paulo, quando liguei para o Tao Tien. Bem assim, no meio da calçada esperando pelo ônibus, entre buzinas e tráfego, ouvi a doce e calma voz da Tiffani pela primeira vez. Expliquei que estava interessada em fazer um retiro de alguns dias, porque muito em breve mudaria de país e queria dar uma pausa de toda a agitação e stress dos últimos anos antes de partir para um novo ciclo. 
Ela falou do retiro de Páscoa, e que eu era mais do que bem-vinda se quisesse participar. 
Numa quinta-feira de abril eu peguei um ônibus e fui até Extrema, que fica bem na divisa SP-MG. Ali, uma moça toda tatuada com cara de menina que aprontou, dona de uma voz fina e meiga se apresenta: era a Claudia, que estava ali para me buscar.

(...)


Encontre mais histórias destas pessoas encantadoras aqui: http://heroidemilfaces.org/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.