Pular para o conteúdo principal

Adeus a um criador ~ Desenhista de "Guerra nas Estrelas" morre aos 82 anos

Postado na ZERO HORA em 04/03/2012

Artista desenhou personagens como os robôs R2-D2 e C-3POFoto: Ver Descrição / Ver Descrição


Ralph McQuarrie, desenhista que colaborou com o diretor George Lucas para ilustrar o conceito visual da saga de ficção científica Guerra nas Estrelas, morreu aos 82 anos, informou neste domingo (04) sua página na internet. "Sua influência no desenho durará para sempre", acrescentou o comunicado. "Em nossos corações não nos resta dúvida de que, nos séculos vindouros, planarão naves espaciais, cidades do futuro serão erguidas e alguém dirá, 'isto parece com algo que Ralph McQuarrie desenharia'". 
Nascido em 13 de junho em Gary, Indiana (nordeste dos Estados Unidos), o artista visual se mudou nos anos 1960 para Los Angeles e criou os já clássicos personagens Darth Vader, Chewbacca, R2-D2 e C-3PO, da trilogia original da série, lançada entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 1980.

Ele também colaborou com o diretor Steven Spielberg ao idealizar a arte conceitual deContatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) e a nave espacial de E.T — O Extra-Terrestre (1982). Foi responsável, ainda, pelo conceito visual de Coccoon (1985), filme de Ron Howard sobre um grupo de idosos que descobre a fonte da juventude, que lhe valeu o Oscar de melhores efeitos especiais.


Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - Darth Vader
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - C3P0 and R2D2
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - X-Wing and TIE Fighter
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - Hoth, AT-AT with Snowspeeder
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - Luke Skywalker and Darth Vader
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - Empire Strikes Back
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - Endor, Speederbike chase
Ralph McQuarrie Star Wars Concept Art - The Emperor electrocuting Luke Skywalker
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.