Pular para o conteúdo principal

Zazenkai « Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão 慈水禅堂 Jisui Zendô



Zazenkai, maio 2009
Zazenkai – literalmente 

“Encontro de Zazen
O Zazenkai é uma espécie de mini-retiro, podendo ter a duração de somente 3 horas ou podendo durar a metade de um dia, um ou dois dias. Geralmente, é mais “leve” de que os retiros formais e mais longos, por isso sendo indicados a todos os interessados, inclusive os iniciantes.
Todo 4º sábado do mês realizamos um Zazenkai. Em meses alternados a atividade dá continuidade no domingo.
Nos meses “pares”, sempre no 4º sábado do mês, realizamos um Zazenkai de 1 dia, começando às 09:00 hs.
Nos meses “impares”, é um Zazenkai de 1 dia e meio, começando com um mini-Zazenkai sempre no  4º sábado do mês, iniciando-se às 17 hs, com possibilidade de pernoite seguido de um Zazenkai de 1 dia, a partir da manhã seguinte (domingo). Os interessados podem participar só no sábado, só no domingo ou nos dois dias.
A programação do mini-Zazenkai é composta de 4 períodos de Zazen, alternando com períodos de kinhin, com chá ao final. Não há prática de cerimonial durante Zazenkai de sábado.


Havendo interesse em receber informações sobre as atividades da Sanga, inscreva-se no sistema de envio através da Lista ZenInfo pela Sistema MailChimp.  Neste caso, o seu endereço de e-mail será adicionado a uma lista de divulgação que foi criado para comunicar as atividades (não é uma lista de discussão).

Para se inscrever num Zazenkai, envie uma mensagem usando esta caixa de contato: CLICANDO AQUI!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.