Pular para o conteúdo principal

“Perspectivas para um mundo de paz” palestra aberta ao público em Porto Alegre

Saindo um pouco do nosso tema Zen Budismo, mas não muito, chamo a atenção para uma palestra divulgada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.



A Pesquisadora indiana em meditação Raja Yoga e Coordenadora da Brahma Kumaris na Europa, Didi Sudesh, estará em Porto Alegre na próxima segunda-feira, 24, falando sobre “Perspectivas para um mundo de paz”. A palestra aberta ao público e com tradução simultânea, acontece a partir das 19h30min, no auditório do Ministério Público.  
O evento é promovido pela Brahma Kumaris e conta com apoio do Ministério Público, Reciclar Banrisul, Instituto Prof. Francisco Valdomiro Lorenz e faz parte do calendário de eventos que enfatizam paz e antecede o II Encontro Educação pela paz que ocorrerá em novembro.  
Nos dia 21 e 23 a indiana estará, respectivamente, em Canela, onde falará sobre o tema “Celebrando a Paz Interior: sabedoria do oriente para uma vida bem sucedida”; e em São Leopoldo, onde abordará o tema “Meditação: um remédio para a alma"
 
Sobre Didi Sudesh  
Nasceu no norte da Índia, atual Paquistão, e seu trabalho estabelece uma ponte entre o Oriente e o Ocidente. Ainda jovem tornou-se professora e administradora da Brahma Kumaris, inspirada pelo fundador desta instituição que sempre promoveu e encorajou as mulheres a desempenharem um papel de liderança no desenvolvimento social e espiritual da sociedade. Em 1974, Didi mudou-se para Londres onde ajudou a estabelecer a primeira escola da Brahma Kumaris fora da Índia. Tem sido uma eminente palestrante, já viajou por mais de 50 países para participar de conferências internacionais e coordenar seminários. Como Raja Yogue, possui uma riqueza de experiências para compartilhar, a partir de sua própria pesquisa no campo da meditação. Como professora, é especialista em clarear os conceitos sobre o funcionamento interno da mente. Didi ajuda pessoas de todas as idades e formações de vida a experimentar sua própria capacidade criativa.  
Informações aqui e pelos telefones (51) 3388-1244 ou 9509.3198.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.