Pular para o conteúdo principal

Economia Sagrada

Economia Sagrada: 12min para compreender o milagre de uma nova economia, por Charles Eisenstein 

Publicado no " _ dharmalog"

Veja mais no link do título

Economia Sagrada” (Sacred Economy) é um curta-metragem de 12min baseado no livro homônimo do filósofo e escritor americano Charles Eisenstein e protagonizado com ele, que mostra um panorama visionário da situação da economia atual e da humanidade no planeta, onde a acentuação das crises seria a demonstração da falência inevitáel de um sistema insustentável até mesmo para quem vinha se beneficiando dele até agora. Com vários insights e raciocínios ricos sobre como produzimos o momento atual, com acelerada exploração baseada numa simples economia do dinheiro, Eisenstein defende uma economia baseada nos propósitos verdadeiros de cada pessoa, numa “economia do dom“, que exigiria uma reversão de vários mecanismos da economia atual. “Temos que criar um milagre na Terra, algo que é impossível fazer com a velha compreensão de mundo, mas possível a partir de uma nova”, diz ele.
Charles Eisenstein e Ian Mackenzie, diretor deste vídeo, já foram assunto de posts aqui Dharmalog. O diretor Ian Mackenzie é o autor do belíssimo vídeo “Occupy Movement: Show Me Your Face“, um manifesto emocionante vindo do movimento Occupy que pode ser visto no post “OccupyLove em 3min, para os 100%: “Amor é o que aparece quando oferecemos nosso rosto ao outro“, e o filósofo Charles Eisenstein é o protagonista do vídeo “The Revolution is Love“, que pode ser visto no post “A ascensão da humanidade, por Charles Eisenstein: a crise sistemática é o fim da infância humana na Terra“.
O video está em inglês mas possui legendas em português, que precisam ser ativadas e selecionadas clicando no ícone junto aos controles do vídeo, “Turn on captions“.


'via Blog this'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.