Pular para o conteúdo principal

Retiros Zen de Carnavall 2011 ~ Ainda da tempo ! ! !


Porquê ainda da tempo para se organizar e fazer parte:


Caso vc. seja do tipo que no Carnaval quer distância da batucada vai aqui algumas opções de Retiros Zen pelo Brasil.


Todas as opções são na tradição do Zen Soto, japonês.

Este ano (2011) o Carnaval será em Março.









Em Porto Alegre de 04-09 março acontece o Sangaku Sesshin organizado pela "Associação Comunidade Soto Zendo Sul”  Formada pela congregação das Sangas orientadas pela monja Isshin: Sanga Águas da Compaixão Sanga Aikikai e Sanga Energia Harmoniosa  e terá como convidado o Prof. Joaquim Monteiro.

4º Módulo (2011 – 4 a 9 de março – feriado de Carnaval)

Tema: Introdução à Psicologia Budista de Acordo com a Escola Yogacara: Revisão e Temas Avançados

Aberto a todos os interessados (mesmo não tendo participado de módulos anteriores). Vagas limitadas.

Leitura preparatória: Trinta Estâncias sobre a Pura Consciência de Vasubhandu (tradução: Prof. Joaquim Monteiro) - e, se possível, praticar a recitação em grupo e decorar antes do retiro.

Local previsto: Espaço Dojinmon – R. Portugal 733 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre, RS.

Descrição ~ O Retiro “Sangaku” busca a união dos Três Treinamentos Budistas: o Estudo (Palestras), a Meditação (Zazen) e a Prática (Prática dos Preceitos através de samu e atividades comunitárias). 


Os Três Treinamentos (Sangaku ou Kai-Jô-e [japonês] ou trini siksani [sânscrito]) também podem ser traduzidos como Sabedoria, Meditação e Moralidade ou ainda como os Três Estudos de Ouvir, Refletir e Realizar (trabalhar os ensinamentos como um Koan).


Mais infos email: monjaisshin@gmail.com ou na página da "Sangaku Sesshin" (Retiro dos Três Treinamentos do Zen).




Nehan Sesshin - Retiro de Parinirvana do Buda
De 05 a 12 de março de 2011

Tradicionalmente, na Soto-Zen, dia 15 de fevereiro temos o Nehan-e, Cerimônia de morte e Parinirvana de Buda Xaquiamuni. No Via Zen, costumamos fazer em memória a essa data, um Nehan Sesshin em fevereiro, durante o feriado de carnaval. Como esse ano o feriado ocorrerá em março, nosso Nehan Sesshin ocorrerá fora do mês habitual. A Participação no Sesshin pode ser parcial ou integral, nesse último caso o pgto pode ser parcelado.
Inscrições e informações:  Pelo fone: 3381-5539 ou pelo e-mail  viazenrs@gmail.com






O TEMPLO BUSSHINJI ~ HOON SESSHIN 2011

RETIRO DA GRATIDÃO



O Templo Busshinji de São Paulo realizará no período de 03 a 07 de março de 2011 o Hoon Sesshin - Sesshin da Gratidão de 2011.


O Templo Busshinji dispõe de 30 vagas para acomodação que serão disponibilizadas de acordo com a ordem de efetivação das inscrições. Afinal, teremos alojamento para as mulheres também neste retiro. Ao contrário do que havia sido divulgado antes. Embora, neste caso, pelo motivo das obras não estarem 100% concluídas, fica opcional a hospedagem no templo.

Mais informações: http://www.sotozen.org.br

Aos interessados solicitamos que encaminhem as dúvidas e pedidos de informações por email para o seguinte endereço:




   




No Dojo da Monja Coen/Coen Roshi-SPacontece de 04-09 março o Hoon  Sesshin (valores e Email). Mais infos na Agenda do site do Zendo Brasil.  O retiro acontece no Zendo em SP, bem como pernoites.

Contato Fone: (11) 38655285;
email: zendobrasil@gmail.com heishin.zendo@gmail.com






No mesmo período 04-08/03 acontece o retiro no Mosteiro Zen Morro da Vargem em Ibiraçu, ES. Coordenado pelo Roshi Daiju. O Mosteiro fica há 50Km de Vitória. Seguindo pela BR 101 até o Km 217 onde fica o Tori. Dali à direita do Tori são mais 5Km até o alto do mosteiro. Os retiros no mosteiro são mais leves e por isso muito apropriados aos iniciantes ou quem nunca sentou no estilo zen de meditação (zazen). Inscrições somente por telefone (27) 32573030 e mais info no site do mosteiro.










Fora do Brasil é possível encontrar muitas opções nesse período, porém é preciso se programar com antecdência, sobretudo se o país exige visto.



Na Escola Zen Kwan Um temos o Grande Retiro de Inverno que acontece durante 90 dias (janeiro-abril).



Nele é aceito a permanência de no mínimo uma semana ao longo desses 90 dias.



Se vc. vai pra USA, Europa ou Asia nesse período dê uma olhada na programação dos seguintes Mosteiros:






Won Kwang Sa, Hungria



Mu Sang Sa, Coreia do Sul (começa em novembro/termina em fevereiro)



Outros retiros ainda podem ser anunciados mais próximo do Carnaval, por outras Sangas Zen de outros lugares.
  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.