Pular para o conteúdo principal

Explicações adicionais de decisões recentes


Queria indicar este texto para vocês... ele é MUITO esclarecedor e me reconheço em experiência incrivelmente parecidas na Web, mas o "Blogger" esta com problemas então eis o endereço:





Muitos vão achar que estou exagerando, mas me exilei no Mundo Real, saí da Matrix, para preservar minha sanidade. Certa vez Karl Marx disse que o mal da Era Moderna é que a situação se inverteu e a máquina deixou de ser uma extensão do humano para o humano se transformar em extensão da máquina. Mas a coisa é pior ainda: não nos tornamos extensão, mas escravos! Nos últimos 20 anos assisti gradualmente o ser humano se tornando cada vez mais inapto para viver no tipo de sociedade que existia antes da internet. Pegar um ônibus, trabalhar, praticar uma religião, tudo passou a ser mediado pela máquina. A máquina exige satisfação (twitter), exige opinião (facebook), exige exposição (orkut), exige interação (messenger) e exige pagamento (NET, Velox, JET, GVT etc.). A pessoa passa de usuário da máquina para ferramenta da máquina. A cada mensagem, cada conversa, cada manifestação de opinião, nos tornamos mais e mais expostos, até que, finalmente, o que vemos é que o que se expôs não fomos nós, mas outra coisa, uma máscara, uma personagem.

Além do mais, o que em corpo físico fazemos pela simples filtragem de informações, na internet nos tornamos grandes negligenciadores de prioridades. Andando na feira, uma pessoa normal consegue filtrar a conversa com a pessoa do lado arrodeado da zuada dos demais feirantes. Na internet, a seletividade cai. Além do mais, a internet ajuda a espalhar mal-entendidos, gera atritos e uma pessoa pacífica dificilmente se mantém pacífica, visto estar sendo bombardeada de todos os lados de exposições, opiniões, interações e satisfações da vida alheia.

Enfim, a internet tornou-se um Hospício, uma casa de loucos, um mundo surreal, em que "amigos" são adicionados e descartados como um copo de plástico, em que simples atritos ou discussões são tratados como "inimizades", em que dar uma simples opinião torna-se uma ofensa terrível contra quem discorda de sua opinião. É um mundo non-sense. E diante disso é que comecei minha "deleção completa de redes sociais" em 2012. Digamos que cansei de compactuar com esse mundo e resolvi me exilar no mundo real.


Desovado por 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.