Pular para o conteúdo principal

Um Zazen

 Neste minuto eu acabo de terminar minhas tarefas de pai e marido... e vou fazer meu Zazen...


O Zafú esta sobre o Zabuton lá na sala e a vela esta me aguardando. No meu colo esta o meu  samuê (roupa de trabalho, em japonês) que uso para o Zazen, mesmo quando pratico sozinho. Monto tudo ritualmente em minutos, antes de sentar, desmonto e guardo tudo em plena atenção e silêncio antes de deitar...


Mas antes, vou ler e dividir com vocês o texto indicado pela Monja Isshin no Facebook:




SOTOZEN-NET > Library > Sermão Mensal > Janeiro de 2012 - As boas-vindas ao Ano Novo

Sermão Mensal

Janeiro de 2012 - As boas-vindas ao Ano Novo (Cerimónia de Celebração do Despertar do Buda Shakyamuni)

Feliz Ano Novo para todos!  
Espero que o Ano Novo o encontre feliz e de boa saúde. 
De que forma começou este novo ano?  
Na tradição Soto, celebramos o Dia de Ano Novo em mosteiros de formação no Japão, realizando cerimónias especiais, como a Saicho Ninji (saudações na manhã do Ano Novo),Gakyaku Settai (recepção a visitantes), Tendoku Daihannya (leitura cerimonial da Grande Perfeição do Sutra do Conhecimento.) Na Saicho Ninji, os chiji (organizadores) e os choshu (monges do mosteiro), em uníssono, felicitam o abade do mosteiro, dizendo: 
Este dia de renovação do ano é uma ocasião auspiciosa: expressamos humildemente as nossas felicitações. Nestes dias, o tempo é muito frio; com deferente consideração por si, Reverendo Abade, perguntamos respeitosamente se tudo corre bem. 
Neste momento de dar as boas-vindas ao Ano Novo, devemos investigar o significado profundo de "este dia de renovação do ano é uma ocasião auspiciosa". Evoco aqui um dos versos Zenji de Daichi, intitulado Gantan (Dia de Ano Novo). 
Se alguém me perguntar "O que é o Dharma de Buda do Ano Novo?"
Abrirei a minha boca e direi que "não há palavras para lhe dizer."
Quando chega o Ano Novo, a verdadeira face da Primavera é revelada em todo o lado em nosso redor.
Olhe para as ameixas florescentes de Dezembro porque sopraram os ventos da Primavera (Nada se esconde. Não é necessário dizer por palavras).
O carácter auspicioso de cada Ano Novo reside no sentimento de renovação e frescura quando saudamos o início do novo ano. Mas, em Zen, devemos viver cada dia com um Dia de Ano Novo, não é verdade? Comemos refeições todos os dias. Se comer as refeições é uma das nossas práticas, devemos fazê-lo com uma atitude totalmente fresca, como se fosse a primeira (e última) refeição da nossa vida. Sentamo-nos em zazen todos os dias. Mas devemos sentar-nos em zazen como se fosse a primeira vez na nossa vida. Se ficarmos muito acomodados em zazen e perdermos a frescura na nossa atitude, deixá de ser uma prática. Passa a ser um simples "trabalho de rotina". 
 
Assim, "o Dharma de Buda do Ano Novo" é o Budismo de viver todos e cada um dos dias como Dia de Ano Novo. Quando cada dia é um dia auspicioso, toda a nossa vida se torna auspiciosa e um caso para celebração. Não é auspicioso apenas o Dia de Ano Novo, mas também todos os outros dias. É realmente auspicioso que cada dia seja auspicioso. 
Todos os dias recebemos um novo dia. Esta é a atitude correcta de viver no mundo inconstante. Tudo se encontra em fluxo permanente; nunca pára. Nunca poderemos viver novamente o mesmo dia. Cada dia é o primeiro e o último dia para nós. Temos que inventar o nosso novo "HOJE" exclusivo, sem imitações ou repetições. Momento a momento, devemos renovar-nos e criar um "Dia de Ano Novo". 
Segue-se um dos Jodo Zenji de Dogen (Discursos do Dharma no Templo) no primeiro dia do ano, retirado do Eihei Koroku (Registo Extensivo de Dogen):
Hoje é o início de um novo ano (1241) e é também um dia com três manhãs. Digo três manhãs porque é o início do ano, o início do mês e o início do dia.Eis uma história. Um monge perguntou a Jingqing Daofu: "Existe Dharma de Buda no início do novo ano ou não?".Jingqing respondeu: "Sim, existe."O monge perguntou novamente: "O que é o Dharma de Buda no início do ano novo?".Jingqing respondeu que "O Dia de Ano Novo começa com uma bênção e dez mil coisas são completamente novas".Disse o monge: "Obrigado pela sua resposta, professor."Terminou Jingqing: "Este velho monge perdeu hoje a vantagem."Um monge perguntou a Mingjiao Zhimen Shikuan: "Existe Dharma de Buda no início do novo ano ou não?"Mingjiao respondeu: "Não, não existe."Disse o monge: "Cada ano é um bom ano e cada dia é um bom dia; porque não existe Dharma de Buda no início do ano novo?".Mingjiao respondeu: "O velho Zhang bebe e o velho Li fica embriagado".Respondeu o monge: "Grande Ancião, és como a cabeça de um dragão e a cauda de uma cobra".Terminou Mingjiao: "Este velho monge perdeu hoje a vantagem."

O professor Dogen disse: Ambos os professores disseram o mesmo: "Este velho monge perdeu hoje a vantagem."Ao ouvirem esta história, muitas pessoas dizem: Estas são boas histórias sobre professores que perdem a vantagem num diálogo". Este monge da montanha (Dogen) discorda totalmente. Embora Jingqing e Mingjiao falem de uma perda, não vêem ainda qualquer ganho. Por hipótese, alguém me pergunta a mim, Kosho, se existe Dharma de Buda no início do ano novo ou não.A minha resposta seria: Sim, existe.Supondo que o monge perguntaria: "O que é o Dharma de Buda no início do ano novo?".Este monge da montanha responderia: Que todos e cada um, sentados ou de pé, recebam dez mil bênçãos.Supondo que o monge diria: "Nesse caso, em conformidade com esta afirmação, vou praticar".Este monge da montanha responderia: Eu, Kosho, hoje somei vantagem após vantagem.Agora, pratiquem por favor.
[tradução de Taigen Dan Leighton e Shohaku Okumura]

Gostaria que meditassem nesta apresentação zenji de Dogen de "O Dharma de Buda no Início do Ano Novo".

Neste ano, porque não fazemos um esforço sincero para enriquecer e renovar o eternamente antigo Dharma de Buda ("Ameixa de Dezembro") para que floresça com frescura numa nova forma no ano 2012?



Em Gasshô! Ofereço a todos os méritos desta prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.