Pular para o conteúdo principal

Justiça mantém Instituto de Estratégia de Saúde e Família



13/01/2012 14:57:09

Foto: Carolina Grossini/Divulgação PMPA
Secretaria da Saúde se organiza para retomar implantação do Instituto
Secretaria da Saúde se organiza para retomar implantação do Instituto
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, o despacho do Desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, do Órgão Especial do TJRS, que reconsiderou a decisão que suspendia a vigência da Lei nº 11.062/11. Com a nova legislação, a prefeitura fica autorizada a manter o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde e Família (Imesf). 

Na sua decisão, o magistrado reconheceu que há risco de prejuízo considerável à população com a manutenção da liminar, neste momento em que se analisa liminarmente o pedido para que seja reconhecida a inconstitucionalidade da Lei. O desembargador admitiu a existência de risco de prejuízo considerável à população com a manutenção da liminar, superior àquele eventualmente decorrente da concretização do Instituto, razão já bastante para revogar a medida.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, comemora a decisão e já realiza hoje reunião para prosseguir com a implantação do Imesf. Segundo Casartelli, com o Instituto Municipal de Estratégia da Família, que é uma fundação pública, será possível expandir o número de equipes e buscar melhorias no atendimento primário à população mais carente. 

Atualmente, Porto Alegre tem uma cobertura de 25%, com 107 equipes de Saúde da Família. A ideia é chegar ao final de 2012 com 173. O secretário esclarece que os servidores serão contratados por concurso público, o que vai permitir trabalho de gestão sobre essas equipes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.