Pular para o conteúdo principal

Ateus...


Por Félix Maranganha

Nem de perto e nem de longe existe um único tipo de ateísmo.

Quem assim pensa, se é cristão, é porque não se deu ao trabalho de entender o outro lado. Se é ateu, é porque não se deu ao trabalho de entender seu próprio lado. Existe uma miríade de formas de pensar o ateísmo, desde os modos clássicos até os modernos. Todos pautam-se na descrença ou na ignorância acerca da existência de um "Criador" ou "Ser superior espiritual". Alguns ateísmos até têm teístas, pois neles a crença em deuses é deixada em segundo plano. Para outros, é essencial.


Existe o ateísmo religioso: http://adrianoped.blogspot.com/2010/06/ateismo-religioso.html

Como existe ateísmo espiritual: http://adrianoped.blogspot.com/2010/06/ateismo-espiritual.html

Ateísmo niilista: http://adrianoped.blogspot.com/2011/01/ateismo-niilista.html

Ateísmo positivo: http://adrianoped.blogspot.com/2007/04/atesmo-positivo.html

Ateísmo antropológico: http://adrianoped.blogspot.com/2007/05/atesmo-antropolgico.html

Ateísmo Místico: vide Budismo, Taoísmo e Confucionismo!

Humanismo secular: http://adrianoped.blogspot.com/search/label/ate%C3%ADsmo

Ateísmo radical: http://adrianoped.blogspot.com/2007/05/atesmo-radical.html

Ateísmo marxista: conhecido também como materialismo histórico: http://adrianoped.blogspot.com/2007/04/atesmo-marxista.html

Ateísmo existencialista: http://adrianoped.blogspot.com/2007/04/atesmo-existencialista-e-m-f.html

Neoateísmo ou Antiteísmo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiteísmo

Ateísmo Cético: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ateísmo_cético

Ateismo Forte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ateísmo_forte

Pós-Teísmo: http://en.wikipedia.org/wiki/Post-theism

Transteísmo: http://es.wikipedia.org/wiki/Transteísmo

E uma miríade de outros tipos de ateísmo... O problema é que a maioria dos ateus e neoateus não entende isso. Os neoateus acham que são ateus clássicos quando, na verdade, apenas querem o fim da religião numa espécie de birra trólica social. Ateus clássicos apenas desconhecem alguns fatos sobre as religiões, mas, quando percebem onde estão errados, são humildes o suficiente para perceber isso e mudar sua opinião acerca do um ponto específico. Um ateu 3.0 acha que a religião em si não é um mal. Comte mesmo falou que o ateísmo traria outro tipo de problemas ao mundo, e em seu livro "Discurso sobre o Espírito Positivo", ele propõe uma saída com a criação de uma Igreja Positiva, que substituiria todas as religiões. Logo, se acha que o ateísmo é uma massa informe e sem definição, em que cada membro entende-se único, não suscetível a rótulos, então você realmente desconhece sua própria crença.

  Compartilhar ·


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.