Pular para o conteúdo principal

Falar para doarPorANDRÉ MONTEJORGE  montejorge@gmail.com

Há quase um ano, no dia 25, eu fiz um post aqui no blog, que espero, muitos lembrem! Afinal, era sobre um assunto de grande importância: a doação de órgãos. Na época, divulguei o concurso cultural "Para Doar é só Falar". A ideia era incentivar as pessoas a criarem vídeos sobre o tema. E o concurso foi um mega-sucesso! Por este motivo, divulgar a ganhadora, e também para voltar a falar do assunto, cá estou eu encampando novamente a causa! Espero do fundo do meu coração que você também ajude a divulgá-la. Ser convidado mais uma vez para participar desta campanha também me deixe extremamente honrado! Sinal de que eu, você e todos os leitores do blog somos pessoas de bem!
E neste terceiro ano consecutivo que o pessoal da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a Novartis promovem a campanha "Estenda a mão para essa causa", eles voltam a lembrar as pessoas como é fácil se tornar um doador. Não tem burocracia, não tem frescura, não tem que ir em lugar algum. Basta informar, verbalmente, que você é um doador. Só! É legal deixar isto claro desde sempre, pois apenas a família pode autorizar a remoção de órgãos e tecidos para um transplante. Quem me conhece, sabe que sou doador de sangue, de medula óssea e já avisei meus familiares sobre a doação de órgãos.
Aproveito para dizer também que recebi um material promocional muito legal e altamente criativo, como incentivo para que eu divulgasse a campanha. Adorei mesmo pessoal! Um baldão de pipoca com filmes e guloseimas, algumas entradas de cinema (com segredo para encontrá-las) e um DVD com os vídeos que ganharam o concurso. O objetivo era juntar amigos e parentes e aproveitar a sessão caseira de cinema para debater e divulgar o assunto doação. Obviamente, não foi por este mimo que estou divulgando; um post como este eu faria independente de grana, presente ou qualquer outra coisa. Fiz e sempre farei, porque entendo a importância do assunto. Saber que posso dar minha humilde contribuição numa campanha que ajuda a salvar a vida de milhares e milhares de brasileiros na fila do transplante, vale qualquer esforço.
*Olha o baldão que eu ganhei! Aproveitando que o tema era doação, doei as guloseimas para a molecada da minha rua.

Então acho que o recado tá dado! Para ser doador é só falar, simples assim, e para mais informações clique em: www.estendaamao.com.br. Por fim, fique com o vídeo da duplamente vencedora, Gisele Rocha. Afinal, além de ganhar o concurso, ela já ganhou um coração que salvou a sua vida em um transplante.  "Doadoramente legaus"!

Para mais informações, acesse: www.estendaamao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E. é um acrônimo (uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáveis de forma mais eficaz. É uma técnica útil que pode ser praticada sozinha ou com a ajuda de um terapeuta. Aqui está um resumo dos passos: 1. ACEITE a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido ou uma dor incômoda. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações. Resistindo você estará prolongando e intensificando o

Escuta Compassiva.

O monge budista Thich Nhat Hanh diz que OUVIR pode ajudar a acabar com o sofrimento de um indivíduo.  A escuta profunda é o tipo de escuta que pode ajudar a aliviar o sofrimento de outra pessoa.  Podemos chamar-lhe escuta compassiva.  Escuta-se com um único objetivo: ajudar a pessoa a esvaziar o seu coração.  Mesmo que ele diga coisas cheias de percepções erradas, cheias de amargura, somos capazes de continuar a ouvir com compaixão.  Porque sabe que, ouvindo assim, dá a essa pessoa a possibilidade de sofrer menos.  Se quisermos ajudá-la a corrigir a sua percepção, esperamos por outra altura.  Para já, não interrompe.  Não discute.  Se o fizer, ela perde a sua oportunidade.  Limita-se a ouvir com compaixão e ajuda-o a sofrer menos.  Uma hora como essa pode trazer transformação e cura.