Pular para o conteúdo principal

Desmonte da Saúde de Porto Alegre: "O Hospital Presidente Vargas vem sendo fechado aos poucos"

Crise na saúde

Direção do Hospital Presidente Vargas coloca cargos à disposição

Secretaria da Saúde de Porto Alegre não quis comentar o assunto. Instituição enfrenta falta de pessoal e passa por progressiva redução de leitos

15/12/2014 | 17h49
Direção do Hospital Presidente Vargas coloca cargos à disposição Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
Hospital desativou quase metade dos leitos de março para dezembro

Foto: Prefeitura de Porto Alegre / Divulgação

Referência no atendimento materno infantil, o Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre, enfrenta nova crise. A direção da instituição colocou os cargos à disposição da Secretaria Municipal de Saúde. O comunicado foi feito na quinta-feira passada ao secretário Carlos Henrique Casartelli. 

A diretora-geral, Maria Isabel de Bittencourt, a diretora técnica, Ângela Smaniotto, e o diretor-administrativo, Celso José Barboza, todos funcionários de carreira, aguardam a indicação dos substitutos para se desligarem efetivamente das funções.

A diretora-geral evita relacionar a decisão a problemas estruturais enfrentados pelo hospital, mas admite um "desgaste" da atual direção. Em agosto, aemergência pediátrica foi fechada para atendimento externo e houve redução de vagas na unidade de tratamento intensivo (UTI).

— A gente se desgasta porque tem de ter muito jogo de cintura. Desde o início, enfrentamos dificuldades. Já começamos com a demissão de quase 300 funcionários (em 2011). Sempre tivemos o apoio do secretário (Casartelli), mas achamos que é o momento de dar espaço para que alguém possa fazer mais pelo hospital — afirma Maria Isabel.

As demissões de 2011 foram determinadas pela Justiça, por considerar irregular o convênio com a Fugast, que mantinha funcionários em órgãos de saúde pública. Houve fechamento de setores por falta de pessoal.

Em agosto passado, o Hospital Presidente Vargas passou por uma redução gradual dos 38 leitos de internação pediátrica e seis de UTI. No mês seguinte, a emergência pediátrica ficou com quatro leitos para UTI e 15 de internação, e foi fechada para atendimento externo. O serviço foi retomado em novembro, com a nomeação de seis novos técnicos em enfermagem.

Sindicato aponta para desativação gradual

Desde 2000, a instituição é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, oferecendo 100% do atendimento pelo SUS. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) vem alertando para a redução progressiva de leitos no Presidente Vargas. Dados extraídos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do DataSUS mostram que o número de leitos disponíveis em dezembro caiu quase pela metade em relação a março deste ano na maioria das modalidades.

— O Hospital Presidente Vargas vem sendo fechado aos poucos, mas é só um exemplo. Parece que há um processo de desmonte da saúde em Porto Alegre, pois médicos se aposentam e não são substituídos, há técnicos concursados que não são chamados — aponta o presidente do Simers, Paulo Argolo Mendes.

Argolo afirma que o sindicato médico ainda não definiu que posicionamento irá tomar com relação à troca de direção do hospital, pois não está claro se trata-se de um ato de protesto contra a desestruturação ou de um rearranjo político.

ZH procurou o secretário Casartelli. Por meio da assessoria de imprensa, ele informou que não iria se manifestar porque ainda está analisando a situação.

*Zero Hora 
15/12/2014 | 17h49

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/maes-protestam-por-fechamento-da-emergencia-pediatrica-no-hospital-presidente-vargas-4586139.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São