Pular para o conteúdo principal

Nariz de porco e budas




Nariz de porco e budas por Monge Ryozan


Na Coréia, um general chamado Yi Kang Won conquistou todo o país e fundou a dinastia Yi, por volta de 1392. Ele então instituiu-se como "Rei Taejo", o primeiro rei da nova dinastia. Antes dele se tornar rei tinha muitos amigos e um ótimo relacionamento com as pessoas, mas depois ninguém ousava nem mesmo conversar com ele, ninguém fazia nenhuma brincadeira - era elevado demais para isso.
Quando todo o país ficou em ordem, ele caiu no tédio, porque as pessoas ofereciam somente um grande e isolador respeito. Certo dia ele quis relaxar, se divertir um pouco, e então convidou o Mestre Zen Mu Hak para visitá-lo pois sentia que esse era o único homem com quem não precisava estar sério o tempo todo. Ele conhecia Mu Hak há muito tempo e sentia um grande respeito por ele. Naquele dia o rei queria se divertir e fazer umas brincadeiras. Assim, logo que Mu Hak entrou no salão, o Rei Taejo disse:

"Mu Hak, você sabe que eu o conheço há muito tempo, mas é apenas neste exato momento que estou me dando conta de que você tem um grande nariz de porco. De certo modo, você realmente parece um porco!".

Ele estava esperando que Mu Hak o insultasse de volta, mas ele não o fez. Ao contrário, ele se curvou profundamente perante o rei e disse:
"E Vossa Majestade se parece um Buda brilhando em toda a Sua glória."


O rei disse:
"Eu não entendo. Eu acabei de dizer que você se parecia com um porco. Eu lhe insultei e você me chamou de Buda."


Mu Hak disse:

"Sua Alteza, não é que vós me insultastes. Na verdade eu vos insultei mais."


"O que você quer dizer", perguntou o rei. 


E Mu Hak respondeu:
"Se eu vos explicasse, tenho certeza de que vós ficaríeis furioso comigo."


"O que é?", perguntou o rei. 


O Mestre respondeu:
"Se você tem olhos de porco, tudo o que você vê é porco. Através de olhos de Buda, tudo o que se vê é Buda." 

O rei explodiu numa gargalhada e disse:
"Mu Hak, você é muito mais inteligente que eu e um gozador mais esperto também.


Ji Kwang Dae Poep Sa Nim
One dust particle swallows Heaven and Earth
Tradução de Khalis Chacel e Tárika Lima
in http://renascimento.com.br/meditacao/histzen.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o